A história do mundo, sem dúvidas, está dividida entre antes e após a chegada da internet.
Novas gerações, inclusive, nem sequer imaginam uma comunicação sem ela.
O mundo digital nos apresenta, dia a dia, uma infinidade de possibilidades de consumo e relações de compra e venda em um cenário completamente dinâmico.
Dentro desse universo, o marketing digital surgiu e vem apresentando alternativas e novas formas para alcançar esse novo perfil de cliente, que agora busca no Google antes de realizar uma compra.
Dessa forma, o inbound não é mais uma possibilidade, mas, uma necessidade para alcançar o potencial cliente e manter um relacionamento com os atuais.
Nesse post vamos mostrar isso de forma mais detalhada, porque e como você deve investir em marketing digital, continue lendo!
As possibilidades do marketing digital
Em um cenário digital e globalizado, a sua empresa, independente do tamanho e segmento, precisa estar online para alcançar o seu público.
Para isso, todo negócio precisa estar atento aos hábitos dos seus consumidores, para melhor conhecê-los e aproximar-se cada vez mais deles.
O marketing digital apresenta vários jeitos de atingir esse objetivo, como:
- Facebook Ads;
- Google Ads;
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de busca;
- Marketing de influência;
- Geração de leads;
- SEO de sites, entre outros.
Todas essas possibilidades são ações que podem ser incorporadas às estratégias digitais para atrair o consumidor à sua marca.
Quebrando paradigmas
Dentro do marketing digital três paradigmas precisam ser quebrados.
O primeiro é que investir em marketing é apenas para grandes organizações ou para as que atendem todo o país, essa é uma visão bem distorcida que alguns empreendedores ainda têm.
O dono da padaria do bairro, por exemplo, precisa se fazer presente por meio das redes sociais para a sua comunidade e ao seu redor.
Logo, os restaurantes, supermercados, lanchonetes e negócios locais também precisam usar de estratégias do marketing digital para chegar até o seu público.
Isso vale para mostrar o horário de atendimento, fazer reservas, divulgar promoções, enfim, estar presente e ser conhecido na comunidade.
Partindo desse pensamento, o segundo paradigma que precisa ser quebrado é que o marketing digital é orientado apenas para vendas online.
Uma boa estratégia digital precisa unir online e offline, possibilitando trazer mais público à sua loja ou estabelecimento e manter a comunicação na internet. Assim, é possível atender o seu cliente onde ele estiver e como preferir.
O último paradigma que precisa ser quebrado é pensar que o marketing digital é custoso.
Apesar dessa visão distorcida ainda existir, ela está sendo extinta com os resultados que essa estratégia traz para todos os segmentos e portes empresariais.
O marketing digital traz resultado, é acessível e pode ser feito para todos os tipos de negócios.
Se não está convencido: segmentação e localização
O marketing hoje precisa ser mais produtivo e mais preciso.
Você precisa saber quem é o seu público e onde ele está para, então, trabalhar de forma personalizada nas suas campanhas.
Felizmente, é possível fazer campanhas de microtarget para realizar segmentações claras e objetivas para o negócio.
Isso quer dizer que é possível geolocalizar o seu público, ou seja, trabalhar especificamente para uma determinada região ou para quem já esteve em um determinado local, de acordo com o gosto e necessidade do seu público-alvo.
Mapeando o seu consumidor corretamente, você poderá criar campanhas personalizadas para o perfil dele, usando a comunicação digital para mostrar o seu espaço físico ou seus produtos e serviços.
Quando vale a pena contratar uma agência de marketing digital?
A primeira resposta que nos vem é: sempre.
Só uma agência de marketing digital poderá orientar e promover sua campanha pautada na experiência do seu público.
Talvez você esteja pensando que é capaz de fazer sua campanha de marketing sozinho e muito provável seja, mas, o ideal é você se concentrar na sua empresa e focar nos seus negócios e nas suas vendas, deixando a publicidade para quem entende do assunto.
Além disso, uma agência de marketing tem uma equipe multidisciplinar que é muito custosa para ser feita internamente, como analistas, desenvolvedores, designers, social medias, redatores, entre outros.
Cada profissional é especialista em uma área do marketing digital e internalizar isso em uma empresa pode ter os custos bem mais elevados em comparação à contratação de uma agência.
Agora que você sabe que precisa investir em marketing digital para que sua empresa esteja conectada com o seu público, consulte a Web Bizz, será um prazer ajudar seu negócio atingir melhores resultados!
(Imagens: divulgação)