Você sabia que adquirir um novo cliente pode custar até 7x mais caro do que manter um antigo?
Diante disso, cuidar do seu maior patrimônio, os seus consumidores, é vital para a prosperidade do negócio.
O marketing de relacionamento é uma das estratégias que visa a fidelização dos clientes.
Por meio de estratégias de prospecção, criação de autoridade e satisfação da carteira de clientes, o marketing de relacionamento faz com que os seus consumidores se tornem grandes propagadores da sua marca.
Nesse post vamos apresentar 5 dicas importantes para que sua empresa domine de vez esse assunto e tenha relacionamentos de sucesso, continue lendo e confira!
O que é marketing de relacionamento?
Marketing de relacionamento, como o próprio nome sugere, são técnicas utilizadas para manter uma relação com o cliente e prospect e, assim, criar a fidelização, o que colabora diretamente na reputação da sua marca junto ao mercado.
Para atingir esses resultados, conhecer os seus clientes é o primeiro passo para o desenvolvimento dessa estratégia de relacionamento.
Por isso, é fundamental a utilização de alguma ferramenta onde possam estar registradas as interações, desejos, problemas e oportunidades com cada um dos seus clientes.
Ferramenta de apoio para o marketing de relacionamento
A melhor ferramenta para registrar todas as interações com seus prospects e clientes é o CRM, que do inglês significa Customer Relationship Management.
Ela permite que, a partir do registro e análise das informações, as ações com cada cliente sejam mais assertivas.
Isso porque todos os eventos e ações ocorridos com cada um dos seus cliente são registrados, criando um histórico de relacionamento.
Existem diversos CRMs que podem ser utilizados para esse fim.
Uma dica é utilizar o RD Station CRM que possui, inclusive, um plano gratuito.
Agora que você já sabe como fazer o gerenciamento do marketing de relacionamento, veja 5 dicas fundamentais para ter excelentes resultados:
1 – Customer Success
Talvez você nunca tenha ouvido essa expressão, mas, com certeza, conhece ela de perto.
O CS, do inglês, Customer Success, é uma área que trabalha efetivamente para o sucesso dos clientes da empresa.
É uma versão de atendimento realmente preocupada em solucionar os problemas dos seus consumidores.
O primeiro passo para ter um marketing de relacionamento efetivo é esse: ter certeza que em todas as interações o seu cliente tem o problema resolvido e é escutado.
De nada adianta seguir todas as outras dicas, se o atendimento ao cliente for falho e não apresentar soluções e resolver dúvidas e questionamentos.
2 – Cuide do pós-venda
Tão importante quanto atender bem o seu cliente, é saber se ele está satisfeito.
Crie ações de pós-venda que façam o seu consumidor se sentir assistido.
Uma boa pedida é entrar em contato depois de um tempo de venda para verificar se o produto ou solução está ajudando na empresa, se tem alguma dúvida e se pode ajudar com algo.
Atitudes pró-ativas demonstram para o cliente o quanto sua empresa se preocupa com ele.
Esteja aberto para ouvir reclamações e as resolva, se for o caso.
Alinhe com todo o time de atendimento as necessidades do cliente e, em casos de problemas, entre em contato novamente após determinado período para avaliar se a situação melhorou.
3 – Presença nas redes sociais
A presença nas redes sociais, informando e trazendo novidades do seu segmento, também é muito importante.
Algumas ações que contribuem com o marketing de relacionamento são:
- Postagens que façam com que o cliente se identifique e interaja com sua página;
- Resposta rápida e eficiente para todas as interações;
- Campanhas interativas como enquetes;
- Uso de conteúdo audiovisual que seja interessante para o seu público-alvo.
Numa perspectiva de marketing B2B, as mídias sociais também são canais com muito potencial, se trabalhadas estrategicamente.
Vale destacar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que completa de relacionamento e captação de prospects.
Saiba tudo sobre o LinkedIn Sales Navigator nesse post.
4 – Lembrança de aniversário e datas importantes
O marketing de relacionamento é verdadeiramente uma demonstração de proximidade, amizade e respeito entre a empresa e seus clientes.
Então, mensagens pessoais e personalizadas são muito bem recebidas.
Vale apostar em lembranças de aniversários e datas importantes.
Essas datas ainda se tornam grandes oportunidades de aumentar o faturamento, oferecendo algum cupom de desconto ou determinada vantagem na aquisição de algum produto ou solução.
5 – Programa de fidelidade
Nossa última dica para manter um bom marketing de relacionamento é presentear e criar vantagens e prêmios para os clientes que sempre estão por perto e são fiéis ao seu negócio.
Vale a pena criar um programa de fidelização que seja de fácil entendimento e alcançável.
Uma dica é pensar na gamificação como estratégia, oferecendo vantagens e prêmios aos que atingirem determinada pontuação, por exemplo.
De fato, o marketing de relacionamento bem construído e trabalhado alavanca vendas, atrai novos clientes e cria excelentes oportunidades para o seu negócio.
Não deixe de avaliar e implementar em sua empresa uma política de relacionamento com seus clientes, uma vez que os resultados aparecem rapidamente.
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(Imagens: divulgação)