Todas as empresas, em especial as B2B, precisam vencer alguns desafios para aumentar as suas vendas.
Isso acontece porque o perfil do consumidor mudou muito e continua em constante evolução.
As vendas B2B costumam ser mais complexas, porque envolvem mais pessoas na decisão de compra.
Por isso, é necessário compreender as tendências do mercado e, por meio delas, criar estratégias para melhor atender as necessidades do cliente B2B.
Uma dessas estratégias, que tem resultados expressivos, é o inbound marketing.
É exatamente sobre isso que vamos falar no nosso post, como o inbound marketing pode ajudar nas vendas B2B. Continue lendo!
O mercado B2B e a importância do Marketing Digital
O mercado B2B está em constante expansão, com isso, os esforços de grande parte das empresas estão voltados para alcançar uma fatia do mercado.
Segundo a Frost & Sullivan, empresa especializada em consultoria e inteligência de mercado, estima-se que em 2020 o faturamento em vendas B2B online chegue a US$ 6,7 trilhões, o dobro do tamanho do mercado online B2C.
O marketing B2B deve, portanto, receber atenção por parte dos empreendedores.
Esse deve ser feito pensando no lado racional do potencial comprador, ou seja, nutrir o lead com informações relevantes para os resultados do seu negócio.
É necessário preparar os seus leads para o momento de decisão de compra e mostrar no que a sua empresa pode auxiliar nos resultados do negócio do seu potencial comprador.
Estratégias de Marketing Digital para conquistar o cliente B2B
O processo de compra em uma empresa engloba mais de um departamento e várias pessoas interferem na decisão.
Esse é um dos grandes desafios: conseguir conquistar todos os envolvidos para finalizar a venda com sucesso.
Nesse contexto é importante lembrar que muitos dos clientes B2B não compram pensando neles e, sim, nos seus consumidores finais, por isso, suas estratégias precisam estar alinhadas a esses valores.
Algumas ações podem ser tomadas para atingir maiores resultados, são elas:
Personalize seu conteúdo
Para ganhar parte do mercado e chegar ao seu cliente, procure conhecer melhor a necessidade do seu público-alvo. A partir disso, personalize conteúdos para conquistá-lo.
Dentro dessa estratégia você pode ainda oferecer materiais para os clientes já firmados, permitindo que ele fique atualizado e atinja melhores resultados por meio de conteúdos estratégicos e que promovam integração entre a sua empresa e a deles.
É preciso lembrar que estar online nos dias atuais não se trata de uma opção e, sim, de uma necessidade.
Saiba quem tem poder de decisão
Como falamos, as vendas B2B dependem de mais de uma pessoa para serem decididas e concretizadas.
Por isso, se torna indispensável saber quem são as pessoas que tomam as decisões e se concentrar em atender as curiosidades e necessidades delas.
Use de estratégias para sempre estar conectado com esses possíveis compradores.
De nada vale oferecer um conteúdo incrível para a pessoa que não tem poder de persuasão entre as que decidem.
Tenha paciência sem perder tempo
Ainda em relação ao fato das vendas B2B não serem decididas de forma individual, é comum todo o processo passar por instâncias administrativas, como aprovação da diretoria, consulta ao financeiro, análise da equipe técnica e assim por diante.
Nesse sentido, é preciso ter paciência para não perder a venda ao tentar pular etapas, mas, ao mesmo tempo, ser ágil para tornar o processo mais dinâmico.
Use ferramentas que possam agilizar a troca de informações, tal como o RD Station para automação de Marketing e Vendas. Além disso, preze por tirar dúvidas de forma clara e rápida.
Inbound Marketing e B2B: uma parceria de sucesso!
Nas vendas B2B, como podemos ver, as formas de abordagem mudam em relação ao mercado B2C.
Seu time de vendas precisa se colocar no lugar da empresa do cliente.
Sua comunicação precisa ter um foco maior para temas corporativos, sem esquecer que quem faz a empresa são pessoas, portanto, a humanização das vendas e do conteúdo é muito importante.
O que uma empresa deseja? Qualidade, economia e lucro. Mostre para seus potenciais clientes, por meio do marketing digital e das nossas dicas, como você pode ajudar nesses pontos.
Para acertar nas suas estratégias é importante contar com a assessoria de especialistas em inbound marketing. Consulte a Web Bizz, podemos ajudar sua empresa a ganhar escalabilidade e aumentar suas vendas.
(Imagens: divulgação)