Nos últimos anos, foi possível testemunhar inovações no marketing nunca vistas antes. O marketing tradicional começou a abrir espaço para o marketing na internet. Junto a essa evolução, o mercado começou a necessitar de ferramentas adequadas a esse novo meio.
Essas ferramentas proporcionam facilidades, tanto para o planejamento quanto para a execução de estratégias, logo, é essencial que profissionais da área ou empresários conheçam as principais alternativas existentes no mercado.
Por isso, no post de hoje, destacaremos 4 ferramentas de marketing digital essenciais para a sua estratégia online e que ajudarão você a obter os melhores resultados. Confira!
1. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de tráfego, que tem a função de auxiliar a empresa a entender o comportamento dos visitantes em seu site.
Esse sistema de monitoramento pode ser instalado em qualquer blog, website ou e-commerce.
A plataforma oferece várias métricas para a análise de desempenho das ações online, sendo as principais:
- Números de visitantes e o comportamento no site: URL’s acessadas, áreas clicadas, tempo de permanência e se o usuário retornou ao site posteriormente.
- Origem do tráfego: de onde e como esses acessos estão vindo.
- Relatórios avançados de performance.
- Campanhas de marketing com melhor desempenho.
Vale destacar que uma das vantagens do marketing digital, em relação ao tradicional, é a possibilidade de mensurar absolutamente tudo. Dessa forma, é possível obter informações importantes para a análise e a definição do ROI (retorno sobre investimento) das ações publicitárias, fazendo do Google Analytics um grande aliado para o sucesso no digital.
Atualmente, essa ferramenta é indispensável para todos os profissionais que trabalham com gestão de sites.
2. Google Trends
Já o Google Trends é uma plataforma gratuita que facilita a pesquisa de tendências de usuários, podendo assim ser utilizada para planejar palavras-chave por meio de assuntos relevantes naquele momento.
É importante frisar que a ferramenta não oferece resultados exatos de pesquisas que o termo possui nos mecanismos do Google, ele apenas mede a popularidade daquele termo em um determinado período.
Uma das funções da plataforma é a possibilidade de comparar a popularidade de palavras-chave. É permitida a comparação de até 5 palavras-chave simultaneamente. Assim, é possível escolher as palavras mais relevantes para uma campanha, principalmente nas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.
É uma ferramenta interessante para empresas que trabalham diretamente com SEO, afinal, ela ajuda a entender as tendências de mercado e a utilizar essas informações para segmentar campanhas da melhor forma possível.
3. Canva
Você está iniciando no marketing digital, mas não entende nada de design? O Canva é a solução! É uma plataforma baseada no conceito de nuvem, na qual é possível criar imagens exclusivas de maneira simples.
Ela é considerada uma das principais ferramentas da atualidade para a criação de conteúdos gráficos, além de ser ideal aos usuários que não possuem conhecimentos sobre edição. E mais, é uma ferramenta gratuita!
Nela, há milhares de interfaces e modelos prontos para serem personalizados de acordo com a necessidade do usuário, sendo possível produzir materiais diversos, tais como:
- Infográficos.
- Banners.
- Cartões.
- Pôsteres.
- Flyers.
- Posts para redes sociais
4. RD Station
É uma ferramenta de automação de marketing desenvolvida pela empresa Resultados Digitais.
O RD Station é um software que oferece uma solução completa para automatizar as ações de marketing e vendas da sua empresa. Mesmo sendo pago, é possível fazer um teste gratuito.
Com a plataforma é possível potencializar e alavancar a geração de leads no seu site, por meio da integração e aperfeiçoamento de aspectos, como:
- SEO.
- Criação e gestão de e-mail marketing.
- Acompanhamento e monitoramento de leads.
- Planejamento de ações, entre outros.
Essas são apenas algumas das principais ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado e que você deve utilizar, pois ajudam na gestão e contribuem com informações importantes para o desenvolvimento de campanhas efetivas e relevantes.
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(Imagem: divulgação)