Em uma economia cada vez mais focada na experiência individual de cada consumidor, as empresas têm feito o que podem para se adequarem e entenderem os impactos da transformação digital no marketing atual.
Dentro de um ambiente virtual de constante mudança, entender o comportamento do usuário e atender suas demandas e expectativas de maneira ágil, personalizada e satisfatória tem sido um dos maiores desafios.
Em alguns casos a resistência à transformação digital é maior em ambientes corporativos tradicionais, nos quais modelos gerenciais e de marketing já obsoletos são mais difíceis de serem superados e readaptados.
Se você tem enfrentado esse tipo de dificuldade, não desanime! Neste post vamos esclarecer os principais pontos da transformação digital. Confira!
Entenda como a transformação digital impacta o todo
Conforme dissemos na introdução, é muito bom que você invista em marketing digital e procure atrair clientes por meio da produção de conteúdo e divulgação dos seus produtos e serviços na internet. Porém, para transformar sua empresa digitalmente é necessário bem mais do que isso. A conjuntura atual exige formas de trabalho dinâmicas e flexíveis com funcionários cada vez mais engajados e líderes dedicados.
As novas formas de negociação que surgem entre empreendedores, fornecedores e consumidores também exige que a adaptação à transformação digital seja muito mais do que simplesmente investir em marketing para a internet.
As múltiplas comunidades virtuais que podem aglomerar consumidores para compartilharem opiniões sobre seu serviço ou produto, bem como (ex-) funcionários trocando informações sobre a empresa, exigem ainda mais cuidado das organizações na forma como lida com seu público interno e externo. Lembre-se de que hoje tudo ser publicado.
Aprenda a lidar com o Big Data
Uma imensurável quantidade de informações é gerada diariamente pelo uso incessante da internet por usuários das mais diversas partes do mundo. A facilidade em rastrear, registrar e gerar dados a partir desses dados é o que dá origem ao Big Data.
Hoje é bem mais fácil acompanhar, avaliar e mesmo medir o desempenho de uma campanha de marketing se compararmos aos tempos áureos das mídias tradicionais como TV, revistas e outdoors.
Ferramentas como o Google Analytics e suas métricas que oferecem um perfil detalhado do acesso do usuário, como tempo que permaneceu no site, qual página visitou e localização geográfica, revolucionaram esse processo.
Todavia, esse grande volume de informação precisa ser bem selecionado, entrecruzado e interpretado para produzir algum efeito no marketing digital de sua empresa. Muitas vezes, contratar uma agência especializada acaba sendo a melhor solução.
Invista em uma cultura de aprendizado e atualização
Relatórios como o “Effective Leadership in the Digital Age” realizado pela Econsultancy indicam que a maioria dos colaboradores esperam dos seus gestores a iniciativa em realizar a transformação digital dentro de suas empresas. Em meio a esse cenário repleto de nuances é essencial que você invista em uma cultura de aprendizado e constante atualização de conhecimentos no ambiente corporativo.
As mudanças tecnológicas acontecem em uma velocidade muito rápida e dia após dia vemos o surgimento de novos aplicativos, novas redes sociais e formas inéditas de interação entre humano e máquina.
Por isso, procure valorizar certas atitudes para não ficar para trás nessa corrida digital:
- invista na atualização profissional de seus colaboradores;
- incentive a troca de conhecimento entre eles;
- abra espaço para indagações e discussões produtivas;
- direcione essa inquietação para se tornarem cada vez mais informados e criativos sobre a transformação digital e o impacto sobre o usuário;
- aproveite tudo isso para a criação e execução de uma campanha de marketing digital de sucesso.
Se você gostou do nosso artigo e ainda tem dúvidas sobre os impactos da transformação digital no marketing, não deixe de comentar. Será um prazer lhe ajudar a ir mais longe no ambiente virtual e fora dele também!
(Imagens: divulgação)