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Como usar o Google Analytics na sua estratégia de marketing?

  • setembro 21, 2017

O Google Analytics é uma ferramenta bastante poderosa para acompanhar a performance das ações do seu site. Ele consegue captar diversos indicadores capazes de apontar os rumos que a sua estratégia de marketing deve tomar, levando em conta os seus objetivos e características.

No entanto, para ter acesso a todos esses benefícios, você precisa saber como usar o Google Analytics de forma eficiente. Ele tem uma alta variedade de números que podem confundir quem não estiver preparado. Felizmente, é possível ter análises de alto valor ao definir bem qual é o seu foco.

Veja a seguir como usar o Google Analytics na sua estratégia de marketing para obter resultados cada vez melhores:

Confira de onde vêm seus visitantes

O caminho que as pessoas percorreram até chegar ao seu site é uma informação essencial para a sua estratégia. É o caminho para definir se os seus demais canais de marketing estão sendo eficientes para direcionar tráfego para você.

A partir desse indicador, você também pode perceber páginas e sites que fizeram links para o seu espaço, aumentando seu índice de mídia conquistada.

Olhe para as métricas certas

Uma das maiores vantagens do Google Analytics pode ser um problema se você trabalhar sem foco: o grande número de métricas que ele capta. Para atuar de forma estratégica, você deve saber quais números são importantes para os seus objetivos.

Por exemplo, apesar de ser importante acompanhar o indicador de visitas, é muito mais estratégico ver sua taxa de conversão.

Veja a audiência do seu conteúdo

Se você publica posts em um blog, precisa saber como usar o Google Analytics para acessar o ranking de audiência dele. Basta ver as páginas mais acessadas do blog para entender quais publicações tiveram mais acessos.

Essa informação é valiosa para direcionar a sua estratégia. Ao perceber a preferência do público por determinados temas, você pode intensificá-los e melhorar os seus resultados.

Analise os dispositivos usados

Garantir que o seu conteúdo funcione bem em todo tipo de dispositivo é algo básico que todo site tem que fazer. Portanto, você deve saber como usar o Google Analytics para visualizar quais aparelhos seus usuários estão utilizando.

A partir desse ranking, é possível ver os tipos e modelos de dispositivos usados pelos visitantes. Trata-se do argumento que você precisa para garantir um layout responsivo e recursos que funcionem bem em todo tipo de aparelho.

Crie relatórios periódicos

O verdadeiro valor em saber como usar o Google Analytics para melhorar continuamente a sua estratégia de marketing. Então, você precisa sempre comparar os seus resultados com períodos anteriores.

Para manter tudo registrado, monte relatórios com seus resultados e mantenha-os acessíveis de alguma forma aos profissionais da sua empresa. Assim, é possível ter um material de fácil consulta com sua performance.

Tendo em vista essas maneiras de como usar o Google Analytics para o sucesso da sua estratégia de marketing, está na hora de começar o seu planejamento. Leve em consideração quais são os objetivos da sua empresa no ambiente digital e determine quais números conseguem resumir o seu desempenho. Acompanhe esses indicadores periodicamente e siga a sua evolução.

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Imagens: divulgação

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