Quantas vezes durante a semana você utiliza o Google para fazer uma pesquisa sobre necessidades pontuais? Talvez você precise saber o horário de um filme, a receita de um bolo de milho ou até tirar uma dúvida sobre o contrato de locação de um imóvel porque está prestes a mudar de casa. É justamente aí que entra o marketing de conteúdo!
Neste texto, veremos por que o marketing de conteúdo é tão importante para atrair novos clientes e, até mesmo, aumentar a taxa de conversão on-line e off-line de uma empresa. Está preparado para descobrir o segredo por trás dessa estratégia?
A importância do marketing de conteúdo
Não é à toa que “Google” virou um verbo na língua inglesa, utilizado para definir a ação de fazer uma pesquisa na plataforma. Apesar de a empresa não informar o número exato de pesquisas feitas anualmente em seu motor de buscas, foi declarado que, em 2016, o número estava na casa dos trilhões.
E o que isso significa? Significa que um novo hábito foi adotado pela sociedade, e novos hábitos podem mudar drasticamente o comportamento de consumo. Quer uma prova? Quantas vezes você pediu uma comida por delivery ou foi a um restaurante depois de fazer uma pesquisa no Google e ver opiniões positivas? Quantas vezes você fez o mesmo para comprar um produto, seja on-line ou off-line?
As empresas que perceberam que o consumidor está mais ativo na internet à procura de informações resolveram adotar o marketing de conteúdo para atrair a atenção e conquistar a confiança dessas pessoas. Uma imobiliária, por exemplo, pode ter vários conteúdos que tirem dúvidas sobre a locação ou compra de imóveis e esses conteúdos servem como a porta de entrada do consumidor naquela empresa.
Agora que você entendeu a razão básica por trás do marketing de conteúdo, está na hora de saber quais são os outros motivos que tornam esse trabalho algo fundamental para qualquer empresa.
1. Mecanismos de buscas
Você já pensou em como o Google seleciona os resultados que aparecem quando uma busca é feita na plataforma? A ordem dos resultados não é aleatória, e existe todo um processo extremamente complexo que define qual link é mais importante que o outro.
Ao trabalhar com o marketing de conteúdo, a sua empresa estará realmente participando dessa disputa pelas melhores posições dos resultados exibidos no Google e em outras plataformas de busca.
2. Atração de visitantes qualificados
Ok, atrair visitantes para o seu negócio é importante para que a marca seja conhecida. O ponto é que, ao menos que sua empresa funcione nos moldes do Facebook ou do Google, só visitantes não vão ajudar a gerar receita.
Por isso a captação de leads é um ponto crucial dentro de qualquer estratégia de marketing! E o marketing de conteúdo pode ajudar bastante nisso, de diferentes formas. Uma delas é utilizando bônus especificamente projetado para um tipo de cliente que se identifique mais com um determinado produto ou serviço.
Uma imobiliária, por exemplo, pode ter diversos perfis de clientes. Uma pessoa pode querer comprar um apartamento, enquanto outra deseja alugar uma casa em um condomínio fechado. A partir da produção de conteúdo em um blog, a imobiliária consegue oferecer, dentro de cada conteúdo, um bônus específico para quem se cadastrar em sua lista de e-mails.
Quem leu um conteúdo sobre vantagens de morar em um condomínio de casas pode receber um e-book sobre esse tema, enquanto uma pessoa que pesquisava sobre compra de apartamentos com vista para o mar receberá outro tipo de bônus.
E essa é apenas uma das formas de qualificar um visitante com a ajuda do marketing de conteúdo.
3. Referência no assunto
Não importa se você é um autônomo, MEI ou uma empresa. Exibir dicas e informações relacionadas à sua área de atuação mostra que a sua marca realmente é especialista no assunto, fazendo com que você saia na frente de concorrentes que não tomam essas iniciativas e não dão provas que inspirem confiança.
Estas são apenas algumas das razões para investir em marketing de conteúdo. Quer saber mais sobre o assunto e outros benefícios disso para a sua empresa? Então aconselhamos a leitura do nosso texto sobre Inbound Marketing.
(Imagens: divulgação)