Não é novidade para ninguém o fato de que o advento da internet revolucionou a forma como nos comunicamos. No universo do marketing, essas mudanças foram ainda mais decisivas. Não há, hoje em dia, quem não esteja inserido de alguma forma no mundo virtual, por isso, a internet acabou se tornando território propício também para compras e vendas de produtos e serviços variados.
A partir desse fenômeno, surge o conceito de marketing digital, que nada mais é do que uma forma virtual de divulgar o seu produto e captar clientes para o seu negócio. O planejamento do marketing digital é de extrema importância para realizar uma campanha de marketing eficiente, aumentar o alcance da sua marca, subir as vendas e captar clientes. E nesse artigo vamos te dar 6 dicas preciosas para que você possa desenvolver o planejamento de marketing digital da sua empresa da melhor forma possível e aumentar os seus lucros. Acompanhe e descubra:
Faça uma análise da situação atual da sua empresa
Antes de qualquer coisa, é preciso olhar de forma crítica para os resultados da empresa. Observe as vendas, o número de conversões, os produtos mais vendidos, os meios em que seu produto foi mais aceito. Crie uma planilha com todos esses dados, vai ficar mais fácil realizar essa etapa do processo e comparar os números. Observe o desempenho do funil de vendas — visitantes, leads, oportunidades, clientes — e analise quais os pontos mais frágeis e os que de fato, dão certo.
Organize os objetivos
Depois de analisar a situação da empresa, é importante definir os objetivos. Quais são os déficits encontrados na análise? O seu objetivo é melhorar o que está defasado ou aplicar novas estratégias de marketing digital? Traçar os objetivos é uma etapa muito importante para estipular as prioridades e encontrar os melhores recursos para efetivar o seu planejamento.
Trace estratégias
Essa é a etapa em que você deverá escolher os projetos para alcançar os seus objetivos. De posse da análise feita anteriormente, veja se é necessário reformular o site, adaptar o marketing ao público alvo, contratar novos serviços de design ou firmar novas parcerias com empresas de marketing ou redes sociais.
Elabore um cronograma
O marketing digital é composto por uma sucessão de ações, por isso é muito importante organizar um cronograma com todas as etapas a serem concluídas. Esse processo é importante para alinhar e colocar em sintonia cada ação isolada do marketing digital da sua empresa, como por exemplo, promoções, marketing de conteúdo, e-mail marketing e marketing em redes sociais. A criação do cronograma faz com que essas ações sejam veiculadas no tempo certo, potencializando cada uma delas.
Conheça seu público alvo
Conhecer quem compra seu produto é fundamental para saber como vendê-lo. Ficar atirando para todos os lados é a forma mais fácil de fazer a sua marca perder status, pois não há nada mais inconveniente do que ficar recebendo propaganda de produtos que não interessam. Oferecer seu produto para um grande número de pessoas pode parecer um método eficaz de aumentar o alcance da sua marca, mas na verdade não é! O marketing digital mais eficaz é aquele que mira em um público específico, que vai dar devida atenção e importância ao seu produto ou serviço.
Acompanhe os resultados
Mensurar os resultados é imprescindível. Acompanhar com o o seu marketing converte e a melhor maneira de acertar sempre. Tudo no mundo da internet é muito acelerado, inclusive as mudanças. As necessidades do público mudam constantemente e os anúncios ficam obsoletos com muita facilidade. Fique atento ao que está dando certo e ao que já não causa tanto efeito e mude as estratégias sempre que for necessário.
Agora que você já entendeu como planejar o marketing digital da sua empresa, é hora de começar a elaborar o seu! Qual será seu primeiro passo? Conte pra gente aqui nos comentários. Ah, se ainda tiver alguma sugestão ou dúvida, comente também e participe da conversa. Esclareceremos tudo da melhor forma possível!