O Marketing Digital se torna cada dia mais uma estratégia de relacionamento e vendas indispensável para empresas que desejam se manter relevantes em um mercado cada vez mais competitivo e diverso. Não se trata de uma questão tecnológica, mas sim de uma mudança constante no comportamento dos consumidores, que estão a cada dia mais utilizando a internet como meio de comunicação, entretenimento e relacionamento com pessoas e com as marcas que mais amam, além de instrumento de pesquisa para se informar melhor sobre as qualidades e os benefícios de produtos e serviços.
Hoje, é preciso que sua empresa esteja onde seus clientes estão: nas mídias sociais. E para te contar sobre os melhores jeitos de se comunicar com seus clientes através do Marketing Digital preparamos este post para que você fale a mesma língua de seu público. Confira e obtenha excelentes resultados!
Qual é a grande missão do Marketing Digital?
Sejam grandes, pequenas ou médias empresas, todas elas possuem um único ponto em comum: a necessidade de se relacionar com seus clientes. E é somente com a presença no meio digital que essas empresas conseguirão praticar inúmeras estratégias de relacionamento com seus clientes e com seu público-alvo.
Mas não basta apenas fazer parte desse meio e não ter noção alguma de como fazer. A internet mudou muito o conceito e a percepção das pessoas com relação às marcas que elas mais amam, e até mesmo com as que mais odeiam. Hoje, o e-mail marketing, os sites, blogs e as redes sociais são apenas algumas das várias possibilidades que o Marketing Digital oferece para as empresas praticarem estratégias de vendas e relacionamento surpreendentes com qualquer pessoa.
E é em meio a esse turbilhão de possibilidades que os clientes procuram experiências de consumo cada vez mais satisfatórias com as marcas que gostam, e um tipo de relacionamento que só será atingido se as empresas se preocuparem em praticar o tão famoso marketing de relacionamento.
A importância do marketing de conteúdo para um bom relacionamento com o público
Antes de definir através de quais canais você deverá marcar presença, é importante que entenda que o marketing de conteúdo será seu fiel e eterno aliado. Trata-se do conjunto de ações de Marketing Digital que tem a intenção de produzir e divulgar conteúdo de extremo valor e relevância nas mídias sociais que você estará presente. E a razão disso tudo? Atrair a atenção e conquistar seus atuais e futuros consumidores.
Quando o público do seu produto decide fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, ele logo se encarrega de exibir esses conteúdos mais relevantes e de melhor posicionamento em seu ranking de pesquisa. É ai que esse público geralmente é direcionado ao site da sua empresa, com um simples clique.
Mídias Sociais – A interação saudável entre marca e cliente
Não é difícil saber que a grande parte do público está nas mídias sociais. Lá elas podem expor pontos de vista, interagir com marcas, amigos, receber informações detalhadas de produtos e serviços das empresas que mais gostam, e muito mais. Criar contas nas principais redes sociais pode ser a porta de entrada para realizar uma comunicação ainda mais eficaz com seu público-alvo. E uma vez dentro dessa rede, seu público chegará até você, seus fãs e seguidores terão a oportunidade de vivenciar ainda mais a cultura da sua empresa no ambiente online.
Engana-se quem pensa que o contato através das mídias sociais seja menos íntimo ou quase tão íntimo quanto um e-mail. A vantagem é que o conteúdo que você entrega a seus fãs nesse tipo de ambiente fará com que ele seja curtido, compartilhado e comentado com muito mais frequência do que em outros meios de comunicação. Invista nelas e garanta maior notoriedade das pessoas que realmente gostam do trabalho que você realiza.
Blog – Atraia seu público através de conteúdo de alto valor
Investir em um blog, com certeza, contribuirá para que seus leitores criem uma relação verdadeira com sua marca. O conteúdo produzido nessa ótima ferramenta de marketing também é o mesmo tipo de “munição” usada nas redes sociais e no e-mail marketing, porém trabalha o conteúdo de forma mais ampla, garantindo que clientes e seguidores leiam textos de qualidade sobre os produtos e serviços que a empresa em questão oferece.
Quando você cria um blog para a sua empresa, está assumindo um grande compromisso que deve cumprir, em todos os quesitos, para que ele alcance o devido sucesso, conseguindo até mesmo converter leitores em futuros clientes (conhecidos como leads). Prepare você mesmo ou contrate uma boa equipe de profissionais de marketing para ajudar você nessa empreitada. Eles serão responsáveis por produzir conteúdo, fazer a gestão e todo o processo de monitoramento do blog da sua empresa. Dessa maneira, você e sua marca estarão sempre relevantes no mercado, atraindo cada vez mais curiosos e pessoas interessadas em conferir o trabalho excepcional que sua empresa desempenha.
E-mail Marketing – Cada vez mais forte e gerando conversões
Uma boa estratégia montada através do e-mail marketing pode ser uma grande aliada na hora de gerar leads para o seu negócio. Essa ainda é uma das maneiras mais eficientes de se manter mais próximo a seus clientes ou clientes potenciais (leads), com custo baixo e sem poluir o alvo com publicações que não são relevantes a ele.
Ao mesmo passo que essa estratégia possa ser uma ótima maneira de atingir o seu público, ela também pode se mostrar um fracasso, se não elaborada da forma correta. É preciso evitar que os e-mails sejam genéricos, segmentando cada um deles para o tipo certo de público. E isso você só descobrirá através de muita pesquisa, portanto faça-a corretamente.
Atente-se a montar um calendário editorial e mande sempre o e-mail certo na hora certa e para a pessoa certa. Procure personalizar os conteúdos que você elabora, afinal, cada cliente é diferente e requer um tratamento diferenciado.
Acompanhe e mensure os resultados das ações que você pratica
Mensurar os resultados das estratégias de marketing que você aplica só te ajudarão cada vez mais. Se você fizer isso sempre, nunca deixará de ter ideias para desenvolver novas estratégias para o futuro, atingindo cada vez maiores parcelas de público. Use ferramentas analíticas como Google Analytics e até mesmo os insights gratuitos que estão disponíveis nas configurações de cada conta de mídia social que sua empresa fizer parte.
Dedique-se a construir uma boa imagem da sua marca nas mídias sociais e colha inúmeros benefícios que surgirão dessas estratégias. Então, após nossas dicas, você está pronto para começar a construir sua marca no ambiente on-line? Conte-nos como essa interação virtual era feita por sua empresa antes de nossas dicas. Deixe seu comentário contando para nossa equipe e participe dessa conversa!