A internet como ferramenta indispensável
Em uma década, a internet se tornou algo indispensável para todos os tipos de públicos e negócios. Se, no início dos anos 2000, nem todos tinham acesso ao mundo online, hoje quase todo mundo se comunica através de computadores, celulares, tablets, entre outros aparelhos eletrônicos.
Quando precisam encontrar algo ou alguém, procuramos na internet. Seja por meio de um site, redes sociais, e-mails, entre outras plataformas. A ferramenta digital se tornou uma necessidade para todo mundo. Antes, o que levávamos dias para resolver, hoje fazemos em minutos utilizando a internet.
Apesar de a grande parte das pessoas e empresas já estarem familiarizadas com o ambiente digital, ainda há quem resista utilizar a comunicação através da internet. Nesses casos, tanto se tratando de pessoas quanto de negócio, os envolvidos estarão sempre muitos degraus atrás de seus concorrentes.
Nas empresas, isso é ainda mais sério, já que pode influenciar diretamente nos lucros, que refletem na demissão de funcionários, prejuízos e até mesmo na falência. Isso acontece devido à falta de divulgação, já que hoje a internet é a melhor ferramenta para isso, além de ser também a mais barata.
Sempre ouvimos dizer que “a propaganda é a alma do negócio”. Porém, se não utilizamos a principal forma de fazer a nossa propaganda, que é o meio digital, colocamos o sucesso do nosso negócio em risco. E aí, é só esperar pelas consequências, que tendem a ser as piores possíveis.
Empresas de sucesso
Se, por um lado, os negócios que ignoram a ferramenta digital como principal meio de divulgação obtêm números quase sempre conservadores, as empresas que investem na internet, registram taxas de crescimento cada vez maiores, chegando até a 500%. Isso acontece porque esses empreendedores não têm medo de arriscar e, principalmente de modernizar sua propaganda.
Grande parte dessas empresas começaram com um negócio pequeno e tímido e conseguiram evoluir para algo gigante graças à internet. Claro que para começar um negócio, é necessário ter o capital inicial. Mas, com um bom planejamento, é possível fazer esse dinheiro duplicar, triplicar, quadruplicar e assim por diante.
Se isso ainda não faz sentido para você, vamos dar um exemplo bem fácil: criar uma página da sua empresa no Facebook não custa nem um centavo. A partir de criada, você pode convidar seus amigos e contatos para curtir e ajudar a divulgar. Se você acha que a divulgação ainda está fraca, pode investir o quanto quiser, desde pequenos até altos valores, para que a página apareça mais no feed do seu público-alvo.
Claro que, antes de colocar tudo isso em prática, é necessário elaborar um planejamento e segui-lo à risca para evitar que o engajamento do público diminua. Entretanto, esse exemplo mostra bem como a internet é uma ferramenta barata e faz toda a diferença na divulgação de um negócio.
O segredo para pequenas e médias empresas: Inbound Marketing
Citamos o exemplo da página na rede social Facebook, porém, a internet não se resume só a isso. Uma das principais vantagens do meio digital é que é possível apostar em diversas estratégias, adaptadas a todos os públicos e a todos os tipos de empresas. Além dos gestores de comunicação poderem criar suas próprias estratégias.
A ferramenta que está ajudando muito pequenas e médias empresas, as PMEs, é o Inbound Marketing. Também conhecido como novo marketing, ele está relacionado a qualquer estratégia de marketing que visa ganhar o interesse do público oferecendo um conteúdo de qualidade. Nesse caso, o interesse é conquistado e não comprado.
O Inbound Marketing surgiu para ser algo totalmente contrário ao Outbound Marketing. Esse último é conhecido como o “velho marketing”, já que não tem apresenta mais efeitos satisfatórios atualmente. Seu objetivo, no passado, era empurrar o produto ou serviço ao público a todo custo, sem os clientes saberem se era algo de qualidade ou não.
Esse novo tipo de marketing tem funcionado cada vez melhor porque o consumidor está mudando a sua forma de comprar e comparar produtos e de procurar conteúdos que lhe interessam. Dessa forma, é necessário que empresas estejam sempre à frente e adaptem a sua comunicação para atender as novas demandas.
Utilizando o Inbound Marketing, ou seja, entregando um conteúdo relevante antes de oferecer o produto ou serviço que estão comercializando, as empresas conquistam a confiança dos consumidores. O cliente é quem escolhe se vai ou não comprar, mas a forma como a empresa se apresenta pode dar um “empurrãozinho” para que a compra seja efetuada.
Benefícios do Inbound Marketing
Assim como a grande parte das ferramentas digitais, a principal vantagem do Inbound Marketing é o baixo custo. Especialistas estimam que essa estratégia tem um custo 62% menor do que as técnicas do velho marketing. Além disso, os ganhos também representam muito mais, tanto em lucro quanto em qualidade.
Um dos benefícios que será conquistado a longo prazo, mas que faz com que o Inbound Marketing seja a melhor estratégia digital, é a possibilidade da empresa se tornar autoridade no assunto. Isso quer dizer que, se oferecer um conteúdo de qualidade, quando as pessoas estiverem procurando algo relacionado aquele tema, automaticamente irão pensar em seu negócio.
Além disso, a empresa também ganhará promotores. Isso significa que, se uma pessoa está procurando o produto ou serviço que você oferece e não tem conhecimento, outras pessoas irão indicar o seu negócio. Basta que você faça a sua parte e ofereça conteúdo de qualidade.
Por que investir em Inbound Marketing?
Já vimos que o Inbound Marketing oferece diversos benefícios as empresas, principalmente pequenas e médias que ainda são estão em “fase de crescimento”. Mas, se você ainda não está convencido, confira alguns motivos para investir neste novo marketing:
– Os clientes vão até você: Nessa estratégia, você não precisa ficar correndo atrás dos consumidores. Basta produzir um conteúdo de qualidade, diferente do que já tem no mercado e que seja relevante para o seu público. Assim, as pessoas vão até o site conhecer os seus produtos e/ou serviços;
– Segmentação do público: Um dos objetivos do Inbound Marketing é que as empresas possam segmentar o público-alvo. A partir do momento que você conhece bem os interesses dos seus consumidores, terá maior noção do que produzir, ou seja, que tipo de conteúdo realmente será relevante;
– Lucro: Por mais que o foco do Inbound Marketing seja o conteúdo oferecido aos consumidores, isso também irá reverter em vendas e, consequentemente em lucro para a empresa;
– Mensuração de resultados: Não basta saber quantas pessoas acessaram o seu conteúdo. É necessário saber quanto tempo permaneceram no site, o que procuraram e etc. Com essas informações oferecidas pelo inbound marketing, você saberá exatamente no que investir.
Como implementar o Inbound Marketing
Antes de iniciar a campanha de marketing digital através dessa estratégia, é necessário planejar algumas coisas:
– Definição do público: Como já falamos, isso é fundamental definir o público-alvo para saber que tipo de conteúdo produzir;
– Onde o público está: A empresa deve estar sempre onde seus possíveis consumidores estão. Uma pesquisa pode ajudar e muito a verificar quais são as redes sociais que esse público acessa, quais as páginas mais visitadas, entre outras informações;
– Plano de marketing: Nessa etapa, é necessário avaliar o que pode dar certo e o que pode dar errado. A análise dos concorrentes é indispensável;
– Blog: É neste ambiente que você irá colocar os conteúdos para o seu público. Portanto, capriche na relevância do conteúdo e também na apresentação do blog.
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