Para ter sucesso, o marketing de conteúdo não pode ser baseado em improviso e sim em estratégias muito bem elaboradas e ações poderosas. E a documentação do marketing de conteúdo é fundamental para isso. Porém, ela acaba sendo deixada de lado, devido à natureza acelerada de suas atividades.
As empresas sabem que realmente deveriam ter um processo de documentação em suas rotinas, pois traz melhores resultados. No entanto, ela é considerada uma “tarefa administrativa não-essencial” e deixa de ser priorizada. Neste artigo, vamos mostrar por que a documentação é essencial e deve ser criada antes de qualquer ação. Confira!
Números que contam histórias
Nada melhor do que mostrar alguns dados sobre o uso da documentação nas empresas, não é mesmo? Em sua pesquisa anual, o Content Marketing Institute (CMI) relata que mais de 70% dos entrevistados não documentam.
Em seu relatório, o CMI ainda revela que as empresas mais eficazes documentam sua estratégia de marketing. Há ainda outros dados relevantes sobre essas empresas, como, por exemplo:
- São muito mais propensas a atestar a eficácia do marketing de conteúdo;
- Sentem muito menos dificuldades com cada aspecto do marketing de conteúdo;
- Geralmente tendem a perceber melhor a eficácia de suas as táticas nas redes sociais;
- Conseguem justificar uma maior porcentagem do orçamento para ser usada em marketing de conteúdo.
Aumenta o sucesso do marketing de conteúdo
A documentação permite acessar rapidamente os resultados obtidos com essas ações, além de possibilitar a visualização e análise do comportamento do público-alvo diante do que é publicado. Essa análise de resultados é essencial para que a empresa tenha um marketing de conteúdo verdadeiramente eficaz.
Empresas maduras não apenas “jogam” seu conteúdo na internet e aguardam as reações. Elas se baseiam no que já foi feito — tanto por suas próprias equipes quanto por parceiros e concorrentes — e analisam o retorno. Documentar os resultados permite também atestar o que realmente funciona. Isso economiza tempo, dinheiro e orienta a equipe a usar estratégias realmente eficazes.
Aperfeiçoa a mensagem da sua marca
Sabe por que é importante ter as informações sobre ações realizadas e resultados obtidos documentados? Por que é uma maneira maravilhosa de dar oportunidade à sua equipe para consultar esses esforços passados e refinar seu conhecimento.
Isso ajuda a expandir e melhorar esse trabalho, levando a marca a patamares ainda maiores. A Diginomica listou quais as principais prioridades de quem faz marketing de conteúdo. Ter uma estratégia documentada é uma das maneiras mais fáceis de cumprir os objetivos dessa lista, entre os quais estão:
- 72% querem criar conteúdo mais engajador;
- 65% querem compreender qual conteúdo é realmente efetivo;
- 57% querem encontrar mais e melhores caminhos para redirecionar seu conteúdo;
- 51% querem criar conteúdo visual;
- 41% querem se tornar os melhores “contadores de história”;
- 41% querem entender melhor a sua audiência.
Obtém uma equipe com excelência
Quando há processos documentados, não há ruído na comunicação. E isso ajuda a evitar erros da equipe e mal-entendidos. Um ponto central para a informação importante conduz a um time em total sintonia, devidamente atualizado.
O peso da responsabilidade é disperso pela equipe. Esse time, que se autogerencia, aumenta a produtividade e diminui o retrabalho. Há menos espaço para perguntas desnecessárias repetitivas e mais espaço para competência e inovação.
Possibilita identificar os pontos fracos do marketing de conteúdo
Por fim, a documentação é ótima para revelar as áreas que estão carentes dentro de sua estratégia. Quando suas ações partem de uma estratégia de marketing claramente documentada, fica fácil medir o sucesso delas e também descobrir o que não está correndo bem.
Identificar rapidamente as áreas vulneráveis é uma ação necessária para assegurar o crescimento do seu negócio. Assim, torna-se mais fácil fazer os ajustes necessários e cobrir as lacunas.
No início de nosso artigo, falamos que muitas empresas deixam de lado a documentação do marketing de conteúdo por “falta de tempo”. No entanto, ao fazê-la, a empresa economizar tempo! Isso porque mantém uma equipe mais feliz, mais produtiva e campanhas realmente efetivas.
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