Construir uma campanha de marketing para aumentar as vendas da sua empresa é uma tarefa que exige muito planejamento. Sem uma estratégia clara e muito bem definida, o processo se torna demorado e ineficiente.
Assim, para atrair mais visitantes e transformá-los em clientes fidelizados, uma das metodologias de sucesso mais utilizadas tem sido o funil de vendas.
Neste post separamos as principais dicas para você criá-lo. Continue lendo!
Definição do funil de vendas
O primeiro passo para criar um funil de vendas é compreender o que ele realmente é.
Trata-se de um método de captação, nutrição, conversão, encantamento de um público-alvo desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a sua empresa (visitante) até o instante em que ele se torna um promotor espontâneo e ávido consumidor de sua marca (cliente).
Dessa maneira, podemos dividir o funil de vendas em três etapas: topo, meio e fundo.
A palavra-chave desse processo é acompanhamento, porque é exatamente essa a ação que você mais vai executar — direcionar e guiar o desconhecido visitante e estabelecer um relacionamento positivo com ele.
Esse fato é importante para que você possa abordar o seu cliente no momento em que ele já estiver pronto e qualificado para realizar a compra do produto da sua empresa.
Desenvolvimento do funil de vendas
Para desenvolver um funil de vendas, é preciso trabalhar a parte de marketing de conteúdo do Inbound Marketing, ou seja, produzir material relevante e atraente para o seu público-alvo.
A partir da definição de quem é a sua persona, com as informações sobre os conteúdos que mais lhe interessam e quais as formas de interação que ela mantém com o mundo digital, inicia-se o processo de produção de material para o funil de vendas.
Topo do funil
O topo do funil deve concentrar cerca de 80% de toda a sua produção de conteúdo. Isso porque é necessário atrair a persona para que ela faça o primeiro contato com a sua marca, por meio de site, blog ou rede social.
Por isso, o material a ser produzido deve ser leve e de fácil leitura. Nada de conceitos complicados, linguagem técnica e postagens longas.
Esse é o momento de mostrar para a persona qual é o problema que ela tem e que você solucionará. No entanto, foque o problema, não os seus produtos. Sua marca, de preferência, não deve aparecer citada diretamente nesse tipo de material.
Nessa fase, o objetivo é fazer uma troca: você fornece material atraente para a persona e, em troca, ela lhe fornece o contato dela (pelo menos o e-mail).
Portanto, aconselha-se à produção de posts em blogs um local para assinar a newsletter na página, o download de e-books e whipe pappers e conteúdos educativos leves.
Meio do funil
O meio do funil é o momento para levar à sua persona as informações a respeito de produtos e serviços que possam resolver os problemas dela, sem ainda envolver diretamente a marca da sua empresa.
Nessa fase é interessante fornecer ao lead guias especializados, interações ao vivo, como webinars e vídeos explicativos.
Fundo do funil
Após estabelecer um relacionamento positivo com a sua persona, está na hora de mostrar por que a sua marca é a melhor das melhores.
Para isso, apresente estudos de casos, comparações entre fornecedores e entre produtos, e faça demonstrações ao vivo. Aí a sua logomarca deve estar presente e bem visível. Essa é a hora de conseguir o sim de sua persona e transformá-la em cliente.
Com a metodologia do funil de vendas, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do relacionamento da persona com a sua marca. Criar uma campanha de marketing embasada nesse tipo de instrumento é viável e extremamente produtivo.
Agora que você já aprendeu como criar um funil de vendas, compartilhe este post em suas redes sociais!
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