Um planejamento sempre é acompanhado por uma expectativa de retorno. Ele envolve processos como pesquisas, testes, projeções, mas no fim o objetivo é um só: o resultado. Quando se faz inbound marketing ainda se coloca mais um fator: a novidade vem sempre acompanhada de certa desconfiança.
Saiba agora quanto tempo demora para que os resultados do inbound marketing apareçam!
O que é Inbound Marketing?
O inbound marketing é um conjunto de táticas que buscam “conquistar” um consumidor (conhecendo-o profundamente) ao invés de o “comprar” apenas apresentando a qualidade do produto (outbound marketing). Ou seja, se busca que a pessoa ingresse “dentro” da marca.
E quais são os resultados que o inbound marketing pode alcançar? De uma maneira bem geral, podemos afirmar que o objetivo final do inbound marketing é gerar leads, que são os contatos que sabem que sua marca existe, e também vendas que justifiquem o investimento inicial.
Por mais que seja possível influenciar o tempo de obtenção desse resultado, é sempre bom ter em mente que, segundo especialistas, o inbound marketing é como uma maratona, e não uma corrida. Não se deve implanta-lo pensando em colher resultados no dia seguinte.
Quais fatores que influenciam a velocidade de obtenção de resultados?
Tudo começa por um bom plano estratégico. É ele que aponta para os caminhos mais seguros, que conduzem rumo ao resultado. Esse plano vai fazer um levantamento de personas, vai pesquisar tendências de conteúdo, eleger métricas e estabelecer metas. Construir esse planejamento permite que a equipe se torne coesa e que trabalhe em ajustes que sejam necessários durante a maratona.
Por falar em métricas, cuide muito bem dos seus KPIs (“Indicadores-chave de desempenho” em inglês). Eles no fim das contas são o que demonstram se o seu conjunto de ações atingem os resultados esperados. Alguns deles são o tráfego (o número de acessos ao seu site), os leads (quantidade convertido) e as vendas (o número bruto de aquisição de seus produtos ou serviços).
Outro fator importante de que vamos falar é o do comprometimento da equipe. Pessoas comprometidas e bem qualificadas são capazes de executar as ações de maneira correta e rápida. O que pode ser essencial para que seu plano estratégico dê certo.
Também o nível de investimento é muito importante. Quanto mais dinheiro aplicado, mais rápido pode vir o resultado. Desde que ele seja aplicado de forma responsável e consciente. Porque volume de investimento mal alocado é certeza de prejuízo (a longo e a curto prazo).
Por fim, é obrigatório que o conteúdo seja instigante e original. É essencial que o seu conteúdo faça que o público se identifique com a sua marca e que, o mais importante, o compartilhe para sua rede de amigos. Isso, claro, alinhado com a estratégia de colocar anúncios pagos que aumentam a possibilidade de sua propaganda chegar a perfis inesperados e que possam se tornar leads.
Qual é o prazo para funcionar?
Quanto mais atenção for voltada para esses fatores, mais rápido virá seu resultado. Isso é especialmente verdade na etapa de planejamento, invista nela. Alguns especialistas afirmam que leva aproximadamente seis meses para os resultados começarem a aparecer. Mas por um bom motivo.
Isso porque a empresa precisa “pegar o ritmo”. Muitas vezes é preciso fazer várias mudanças de rota até as coisas engrenarem e o número de leads e de vendas começar a aumentar. O que possivelmente leva um bom tempo, mas que cresce mês a mês.
O que você achou de correr essa maratona que é o inbound marketing? Comente se você tem vontade de usar ou se você já o usou!