A otimização de sites, também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que visam tornam o site mais adequado às necessidades dos usuários que o visitam, assim como melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas, de forma que o site tenha um tráfego maior, mais conversões e mais oportunidades de vendas.
As indústrias estão entre os segmentos do mercado que mais podem se beneficiar dessa estratégia de marketing digital. Continue acompanhando o post e saiba por quê!
Qual a importância do SEO para a experiência do usuário?
A otimização de sites para a indústria é fundamental para permitir que o usuário tenha uma melhor experiência ao navegar. Entre alguns dos benefícios da estratégia, destacam-se:
- Site responsivo: possuir um site com essa característica permite que os usuários possam acessar de smartphones e tablets, sem prejuízo da mensagem recebida. Com o aumento das exigências do Google quanto ao mobile, esse aspecto também permite que o site posicione páginas;
- Usabilidade: a usabilidade do site consiste nas características que fazem com que ele se torne intuitivo para o usuário, ou seja, a busca por informações seja simplificada e as páginas “dialoguem” entre si;
- Velocidade de carregamento: o SEO também trabalhará imagens, HTML e outros aspectos do site para que ele seja mais rápido no carregamento das páginas. Atualmente, se uma página demora mais de 7 segundos para carregar, as chances do usuário desistir da ação são imensas.
Quais as vantagens da otimização de sites para indústrias?
Além das vantagens da otimização de sites para a experiência do usuário, a estratégia também oferece uma série de benefícios para as indústrias que investem em sites otimizados, como:
- Posicionamento orgânico: um site que executa a estratégia de otimização utilizando palavras-chave relevantes, com títulos de página, conteúdos originais e imagens otimizadas, possui mais chances de estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de buscas, como Google, Yahoo! e Bing, fazendo com que o site se torne mais visível.
- Aumento do tráfego para o site: o aumento da visibilidade do site nas ferramentas de buscas influenciará diretamente na quantidade de cliques. Pesquisas indicam que 70% dos usuários acessam os três primeiros resultados da busca, ou seja, quanto melhor o posicionamento, mais visitantes atrai.
- Mais contatos qualificados: com mais usuários visitando o site a partir de um interesse já filtrado pela palavra-chave pesquisada inicialmente, melhora-se o número de contatos e, principalmente, os contatos qualificados, que são aqueles mais propensos a fechar o negócio.
- Retorno em vendas: os três benefícios citados acima vão influenciar diretamente no crescimento das vendas, visto que mais pessoa entrarão em contato com a empresa e muitas delas com um interesse já definido.
Por que contratar uma agência especializada para realizar o SEO?
Muitas indústrias, na intenção de economizar no desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital, optam por contratar profissionais amadores para realização da tarefa. A economia, entretanto, pode prejudicar o desenvolvimento da estratégia e não oferecer os retornos desejados.
Para atingir as metas estipuladas, é essencial que a otimização de sites seja desenvolvida por uma agência de marketing digital especializada e capaz de atender todas as demandas das indústrias e compreender as peculiaridades do negócio.
Quer conhecer outras estratégias, além da otimização de sites, para adotar no seu negócio? Então confira nosso post sobre as 5 estratégias de Marketing Digital para impulsionar sua indústria!