O Inbound Marketing voltado para o comércio B2B — sigla em inglês para Business-to-Business — tem se tornado um fenômeno comum no meio digital. As empresas têm tomado a consciência de que a internet é um excelente recurso para realizar vendas para outras organizações, indo além do formato mais comum voltado ao consumidor final, conhecido como B2C (Business-to-Customer).
Nesse contexto, o marketing digital também evoluiu e procura atender à demanda das empresas que fazem negócios entre si. Conheça agora três passos para fazer Inbound Marketing em empresas B2B.
1. Tenha um site otimizado
As técnicas de SEO, sigla para Search Engine Optimization — ou, em bom português, Otimização para Mecanismos de Busca —, são um conjunto de ações que você realiza na programação, na organização e nos textos do seu site que permitem que ele se torne mais bem ranqueado nos sites de pesquisa.
Como hoje o Google é o líder quando o assunto é busca na internet, a maior parte dos direcionamentos de SEO é voltada às especificidades desse gigante do meio virtual.
De forma resumida, algumas delas são:
- site responsivo: o número de acessos à internet via dispositivos móveis já supera o de desktop, por isso, seu site deve ser mobile-friendly;
- hyperlinks: cuide para que todos os links, incluindo o nome do site, remetam aos assuntos abordados e à sua área de atuação;
- alt text: o Google Bot, robô que faz a varredura de todo conteúdo na internet, não lê imagens. Por isso, insira alt text em todas as imagens de seu site;
- conteúdo relevante: textos mal escritos e sem fundamentação são as últimas opções do Google, então, faça a diferença.
A grande vantagem do SEO é que, se você dominar essas técnicas a fundo, é possível fazer sua página aparecer no topo dos resultados de forma orgânica, ou seja, sem que você tenha que pagar por isso. Essa é certamente uma posição ambicionada por muitas empresas, invista nessa oportunidade.
2. Tenha estratégias em redes sociais
Quando o assunto é Inbound Marketing em empresas B2B, é essencial que você saiba atrair de forma natural as organizações que podem ter interesse no seu produto ou serviço. A premissa do Inbound é justamente fazer o consumidor vir até você voluntariamente, em vez de interrompê-lo de forma abrupta — como acontece na propaganda televisiva, por exemplo.
Por isso, é essencial entender como cada rede social funciona e qual a melhor forma de gerar engajamento em cada uma delas. O LinkedIn se torna uma grande ferramenta nesse contexto, já que é uma rede totalmente voltada para o mundo profissional.
Ainda assim, mídias mais usuais como Facebook, Instagram e Twitter não podem ser dispensadas, já que muitas pessoas estão nelas, inclusive os proprietários das empresas para as quais você quer vender seus produtos e serviços.
3. Invista em conteúdo
Hoje, já não é mais mistério para ninguém que tudo que é produzido e postado na internet pode ser chamado de conteúdo, independentemente de sua qualidade. O que vai diferenciar um post de outro é a sua relevância para as pessoas, de que forma as ajuda ou desperta e mantém o interesse delas naquilo.
No Inbound Marketing para negociações B2B, é necessário apelar para argumentos mais racionais, já que o consumidor — um empresário — não age impulsivamente como um consumidor comum, que costuma ser fisgado pelas iscas emocionais planejadas pelas campanhas.
Com um blog acoplado ao seu site, você pode trabalhar seu marketing de conteúdo por meio de posts sobre como seu consumidor pode gerar lucros ou economizar em sua própria empresa.
Pode também informá-lo sobre quais materiais têm o melhor custo-benefício na sua linha de produção, bem como entregar informações corporativas sobre gestão de pessoas que podem ajudá-lo a maximizar seus resultados.
Após despertar seu interesse e conquistar sua confiança, você pode começar a fazer postagens mais específicas, educando seu leitor para seus produtos e serviços, conduzindo-o da maneira correta pela jornada de compra.
Se você gostou de conhecer os três passos para fazer Inbound Marketing em empresas B2B, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no Google+. Temos sempre o melhor conteúdo para o marketing digital da sua organização.
(Imagens: divulgação)