Em meio a tantas ferramentas e possibilidades ofertadas pela automação do marketing, é essencial que você entenda o seu significado e qual é a importância dessa prática para sua empresa.
Precisar controlar manualmente o disparo de e-mails personalizados a centenas ou milhares de usuários, acompanhar de forma ocular o desempenho nas redes sociais e tantas outras atividades comuns do marketing digital são trabalhos inumanos e dispendiosos.
A automação do marketing vem para facilitar esses procedimentos, por meio do uso de ferramentas digitais para customizar e automatizar processos que vão desde o disparo de e-mails ao acompanhamento do desempenho nas redes sociais e a gestão da relação da sua empresa com os clientes.
Muito bom, não é? Agora vamos às principais ferramentas utilizadas no mercado. Confira!
1. Hubspot
A Hubspot é uma empresa estadunidense e a criadora do conceito de Inbound Marketing. Portanto, uma das especialistas no assunto, tendo uma vasta gama de serviços de automação do marketing.
Entre os recursos oferecidos, estão a criação de landing pages, que ajudam você a captar os seus leads, dispositivos para Call to Action (CTA), e-mail marketing e vários outros.
Seus planos vão de US$200,00 até US$2.400,00 mensais (*), dependendo dos serviços contratados.
2. Mailchimp
O Mailchimp também tem sido muito falado no mercado de marketing digital e tem cada vez mais conquistado um número maior de clientes. O seu diferencial está no fato de que a sua automação do marketing é voltada para a otimização de lojas virtuais, um segmento bastante frutífero no meio online.
Entre os seus principais serviços, estão a integração de dados gerados no acesso à loja, para facilitar a gestão dos contatos da empresa, e a realização de testes A/B, que ajudam a verificar qual layout e interface do seu site melhor atende o público e gera mais tráfego. Além disso, como não poderia faltar, o MailChimp também oferece o serviço de e-mail marketing.
Uma das suas grandes vantagens é oferecer um plano gratuito que pode atender muito bem pequenas empresas que ainda não estão na posição de realizar investimentos mensais mais altos. Afinal, seus planos pagos podem passar dos US$5.000,00 (*).
3. RD Station
Guardamos a cereja do bolo para o final, e ela é a RD Station. Trata-se de um software brasileiro que oferece diversos serviços e ferramentas de automação de marketing por um custo-benefício bastante superior aos demais existentes no mercado, sobretudo por serem pagos em dólares.
Alguns dos recursos disponíveis no RD Station são:
- segmentação de seus leads e clientes de acordo com as etapas do funil de vendas;
- criação de landing pages de forma simples e acessível a um usuário comum da internet;
- disparo de e-mail marketing;
- acompanhamento dos resultados alcançados nas redes sociais.
Existem ainda outras possibilidades, como acontece nas outras plataformas citadas. Os custo dos seus planos variam de R$349,00 e R$1.879,00 mensais (*), saindo bem mais em conta do que nas empresas estrangeiras. Um diferencial e tanto, concorda?
Se você gostou de conhecer essas três excelentes ferramentas de automação do marketing e ainda precisa esclarecer alguma dúvida, deixe o seu comentário. Para nós, é um prazer ajudar você a chegar mais longe em suas estratégias de marketing digital. Vamos lá?
(*) os valores mencionados neste artigo são referentes a planos divulgados nos respectivos sites em fev/2018)
(Imagens: divulgação)