Uma instituição de ensino é uma empresa que tem grandes desafios como qualquer outra. Quando falamos da conquista de novos clientes — ou seja, alunos — esse desafio fica ainda maior e mais evidente.
Para fazer isso é fundamental que a escola invista em ações de marketing e comunicação, e no mundo conectado em que vivemos, a internet se apresenta como a opção perfeita para este trabalho.
No post de hoje nós reunimos 5 dicas de marketing digital para escolas que vão ajudar a sua instituição a melhorar os resultados na aquisição de novos alunos.
Defina objetivos concretos e palpáveis
Assim como qualquer estratégia de marketing digital, antes de pensar nas ações propriamente ditas, é fundamental definir quais serão os objetivos a serem alcançados, ou seja, o que a instituição deseja conquistar com aquele investimento. Os focos aqui podem ser os mais variados, desde que sejam possíveis de serem atingidos.
A geração de novos leads costuma ser a meta mais comum do marketing digital para escolas, mas não é a única opção. Construir valor para a marca e informar seu público-alvo sobre as alternativas que a instituição oferece também são caminhos para a meta de marketing digital da escola.
Entenda bem quem é seu público-alvo
Os clientes são a base da estratégia de marketing de qualquer empresa, pois sem ele não há venda nem resultado para o negócio. Por isso, para fazer marketing digital com eficiência é fundamental saber com quem suas ações estão conversando.
O melhor caminho para fazer isso é por meio de pesquisas de mercado com pessoas que já tenham uma relação com a instituição, ou ainda, com aquelas com potencial para serem clientes. Só assim é possível ter informações mais precisas sobre o perfil destes consumidores.
Otimize seu site para ser encontrado no Google
A ferramenta de pesquisa do Google é o ponto de partida da maior parte das compras que começam na internet. Por conta disso é muito importante que as instituições de ensino invistam para terem um bom posicionamento nos resultados de busca do Google.
Para fazer isso é importante otimizar o site para que ele seja acessível por dispositivos móveis e para que o seu tempo de carregamento seja reduzido. Preencher todas as meta descrições e tags também é indicado para auxiliar neste trabalho, assim como a redução do tamanho das imagens para que elas fiquem mais leves.
Produza conteúdo de qualidade
Uma das principais estratégias de marketing digital para escolas é o marketing de conteúdo. Ou seja, a produção de conteúdo útil e relevante pela instituição para construir relacionamentos duradouros com seus prospects, para posteriormente transformá-los em clientes.
O principal caminho para a eficácia nesta iniciativa é a construção de um blog que seja atualizado com novos conteúdos com uma frequência determinada. Além da publicação, este conteúdo precisa ser distribuído nos canais da escola para que gerem engajamento com o público-alvo no entorno da instituição. Estes canais incluem as redes sociais e o disparo de email marketing.
Mantenha uma presença eficiente nas redes sociais
Por fim, não há como pensarmos em uma estratégia de marketing digital para escolas que não inclua uma presença nas redes sociais. Afinal de contas, é nestes sites que está presente boa parte do público-alvo da maioria das instituições de ensino, independentemente do seu segmento de atuação.
Para ser eficiente é necessário manter um canal ativo nestes sites, com a publicação constante de conteúdo, com uma periodicidade bem definida. Além das publicações é importante também aproveitar o espaço para interagir com os usuários, mantendo um relacionamento eficaz com o público, mesmo que eles tenham vindo para criticar em um primeiro momento.
Trabalhar com o marketing digital para escolas ainda é um desafio para muitas instituições de ensino, mas que pode trazer ótimos resultados se for bem planejado e executado.
Se você gostou das dicas do post mas quer compartilhar alguma dúvida ou experiência sobre o tema, é só deixar seu comentário!
(Imagens: divulgação)