Os benefícios da tecnologia podem ser sentidos por empresas dos mais variados setores, inclusive as do tipo B2B, ou seja Business-to-Business, comércio que se estabelece entre duas ou mais empresas.
Estamos vivendo a era da transformação digital e, com o surgimento da chamada Indústria 4.0, as corporações precisam investir em maneiras de modernizar o negócio e garantir sua competitividade.
A tecnologia é o braço direito das empresas nesse sentido, uma vez que é capaz de trazer muitas vantagens. Uma das soluções mais procuradas é uma equipe de TI, para que a corporação tenha boa performance operacional.
Além disso, os serviços de TI são capazes de otimizar os processos internos e atender às demandas atuais. Devido a sua tamanha importância, a tecnologia concentra-se hoje entre os principais investimentos das empresas.
São bilhões injetados no setor por companhias ao redor do planeta, em direção às mais variadas tendências.
Os negócios B2B lidam com um mercado mais complexo e de vendas também mais complexas, portanto, precisam contar com soluções que as auxiliem a agilizar seus processos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de as companhias B2B investirem em tecnologia e quais são os benefícios dela para esses negócios. Confira!
A importância e impactos da tecnologia
A tecnologia tem impactado a sociedade de muitas maneiras, e na sociedade estão incluídas as pessoas e as empresas.
Um dos marcos dessas mudanças é o crescimento do mercado digital. A tecnologia mudou o comportamento do consumidor moderno, que hoje prefere fazer suas compras pela internet.
Isso se deve a muitos fatores, como a popularização do uso de dispositivos móveis, como os smartphones, além da comodidade trazida pelo comércio eletrônico.
Consequentemente, há um impacto na maneira como as organizações vendem, como no caso de uma empresa de sistema de segurança digital.
Para que o negócio B2B tenha sucesso, é preciso fazer uma boa gestão de vendas, que seja eficiente e faça uso de boas metodologias.
A tecnologia atua como uma auxiliar nesse processo, afinal, ela está relacionada às mudanças no comportamento de consumo das pessoas.
Portanto, é necessário que os gestores repensem a maneira como estão sendo feitos os investimentos e como acontece a gestão de vendas.
Além disso, empresas Business-to-Business precisam investir em tecnologia porque ela é a responsável por reformular os modelos de negócios, produtos, serviços e estratégias.
Tudo isso impacta diretamente no cotidiano das corporações, inclusive na forma como os tomadores de decisão adquirem produtos e serviços.
Além disso, não podemos nos esquecer de que a transformação digital é algo inevitável, principalmente em setores como o marketing.
Ou seja, os investimentos não estão necessariamente em opções mais complexas, como inteligência artificial e outras tecnologias distantes de nossa realidade no momento.
Quando, por exemplo, uma loja que vende notebook para escritório para outras empresas investe em tecnologia de maneira inteligente, faz isso de maneira mais pontual e intuitiva.
O objetivo é elevar sua competitividade e fazer o negócio prosperar. Trata-se de uma jornada necessária que visa melhorias e inovação acerca das atividades, oportunidades, processo e competências, mantendo o foco no cenário atual.
A tecnologia passa, então, a atuar no relacionamento entre marca e cliente até a concretização da venda, podendo passar, inclusive, pela contratação de funcionários. Ou seja, ela melhora as empresas B2B em muitos aspectos.
Para entender melhor a importância da tecnologia para sua empresa, o Google realizou um estudo que mostrou que a jornada dos clientes B2B começa, geralmente, na internet.
Isso mesmo sendo finalizada com um vendedor em uma reunião online. Portanto, se uma empresa quer comprar uma grande remessa de carimbo empresarial, ela vai contatar a fabricante pela internet e finalizar a compra em outros canais.
Portanto, se as decisões são influenciadas pelo ambiente digital, que faz parte da tecnologia, é preciso investir em soluções que adaptem a sua corporação a essa nova realidade.
Apesar de ser uma realidade ainda em andamento, a tendência é que ocorra uma mudança cultural dentro das empresas. Para comprovar isso, vamos mostrar alguns dados:
- 82% procuram fornecedores B2B na internet;
- 46% dos compradores B2B são millennials;
- 67% das compras são influenciadas pelo ambiente digital;
- 91% das empresas B2B apostam em marketing de conteúdo.
Todas essas informações são provenientes do próprio Google e nos mostram o quanto o ambiente digital influencia as tomadas de decisão e o mercado B2B como um todo.
Se uma fornecedora de materiais para escola bilíngue infantil investir em tecnologia dentro do ambiente digital, poderá ter acesso a uma série de benefícios, que explicaremos mais adiante.
Contudo, antes de prosseguirmos, vamos mostrar algumas estratégias de investimento em tecnologia, para você entender melhor.
Uma boa prática consiste na união entre tecnologia e gestão de vendas. As empresas precisam mais do que usar ferramentas para aproveitarem todo o potencial da tecnologia sobre as vendas.
Para os negócios B2B, na verdade, a inovação tecnológica é apenas uma parte da transformação que elas precisam.
É necessário, por exemplo, usar ferramentas incorporadas, desenvolver estratégias baseadas em dados, estruturar os processos, treinar vendedores e aplicar novas metodologias de vendas.
Assim, o time comercial consegue aplicar suas práticas com base em dados concretos de clientes, o que facilita o fluxo de vendas.
Isso não apenas em empresas B2B que vendem produtos e mercadorias, mas também as prestadoras de serviços, como as imobiliárias que fazem aluguel de sala comercial compartilhada.
As informações obtidas por meio de recursos tecnológicos munem a equipe de vendas com argumentos mais eficientes e também ajuda a equipe de marketing a elaborar boas estratégias de e-mail.
Sem falar que as companhias conseguem prever melhor padrões de comportamento, estabelecer uma comunicação personalizada, segmentar melhor seu público-alvo e otimizar o retorno sobre investimentos (ROI).
Benefícios da tecnologia para negócios B2B
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de investir em tecnologia pelas empresas B2B, como uma desenvolvedora de software para portaria virtual, vamos mostrar um pouco seus benefícios. São eles:
1. Aumento da produtividade
Quanto maior a produtividade de uma companhia, melhores serão seus resultados financeiros. A tecnologia impulsiona a produtividade, uma vez que otimiza os processos e a gestão.
São soluções que podem aprimorar e agilizar o trabalho manual, ou então implantar sistemas inteligentes que diminuem os erros e elevam a produção.
Ainda é possível aliar essa prática à IoT (Internet das Coisas), para melhorar a capacidade produtiva de uma companhia.
Por exemplo, uma fabricante de grande painel de publicidade pode instalar um sistema que fecha as portas da empresa ao detectar a presença de pessoas estranhas.
Esse recurso torna a empresa mais segura, o que aumenta a satisfação e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores.
2. Clientes mais satisfeitos
A tecnologia também ajuda a promover uma experiência positiva para os clientes de uma empresa B2B. Exemplo disso é o uso de plataformas de atendimento ao cliente 24 horas por dia, com o auxílio de chatbots.
O ambiente físico de vendas também pode ser otimizado, por exemplo, se uma fabricante de rótulos em inglês adotar estratégias de crosschannel e omnichannel. Assim, seu cliente pode fazer o pedido pelo site e retirar a remessa de rótulos na empresa.
O contrário também pode ser aplicado, ou seja, o cliente pode comprar essa mercadoria direto na fábrica e recebê-la em sua empresa.
Essas facilidades melhoram o dia a dia dos clientes e aprimoram o relacionamento com ele, logo, eles se sentirão mais satisfeitos. Inclusive, a satisfação do cliente é muito importante para a sua fidelização.
3. Redução de custos
Toda empresa, incluindo os negócios B2B, tem como objetivo reduzir seus custos para aumentar ainda mais os lucros.
Este desafio pode ser superado com o emprego de algumas tecnologias, uma vez que por meio delas é possível investir na produção, identificar novas oportunidades de negócio, reduzir erros manuais e aumentar a segurança de dados.
Também é possível garantir que a estratégia do negócio seja mais eficiente, além de melhorar o monitoramento da rotina.
As organizações adotam maquinários inteligentes para sua produção, melhoram sua cadeia logística e ainda conseguem desenvolver novas soluções para o mercado em que atuam.
Conclusão
A tecnologia é uma aliada do ser humano há muito tempo e sua evolução vem sempre para suprir uma necessidade e tornar o nosso dia a dia muito melhor.
A tendência é que ela evolua cada vez mais e, com isso, as empresas poderão investir em soluções cada vez mais inteligentes e melhores para o negócio.
Tendo em vista que os negócios B2B trabalham em parceria com outras corporações, é ainda mais importante mostrar que faz uso de boas soluções e conquistar sua confiança, visto que também estão em busca das melhores opções.
Assim, a empresa se torna mais competitiva em seu nicho de atuação e consegue se destacar da concorrência de maneira inteligente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
(Imagens: divulgação)