Você sabe o que é o HTTPS? Você muito provavelmente o está utilizando agora mesmo, lendo este artigo em nosso blog. Dê uma olhada na barra de endereço: percebeu que ao invés de http:// antes do site está escrito https://?
Você está tendo nesse momento a experiência do usuário. O nosso blog se utiliza dos padrões de segurança tidos pelo Google e os principais desenvolvedores – como a Microsoft e a Mozilla – como os mais avançados, algo que é mostrado para você logo na barra de endereço.
Agora imagine que o site da sua empresa não seja no modelo HTTPS, e que ao entrar nele a primeira coisa que o seu cliente visse fosse uma mensagem informando que aquele site não é seguro. Será que haveria impacto nas vendas? Não precisamos nem responder a essa questão, não é?
Durante este artigo vamos elaborar um pouco mais sobre o HTTPS e mostrar qual é o seu impacto nas suas estratégias de marketing digital e no rankeamento do seu site pelo Google. Ficou curioso? Então vamos lá!
Conectando com segurança: o que é o HTTPS?
O maior diferencial que o HTTPS apresenta em relação ao protocolo de conexão anterior, o HTTP – protocolo esse usado desde a massificação da internet para o usuário comum – é a segurança.
O HTTP é um protocolo que permite que você conecte o seu computador a um site, sendo então o grande viabilizador da troca de informações oferecida pela internet. O seu maior problema, porém, é a vulnerabilidade.
Sites HTTP não oferecem a mesma segurança que os sites HTTPS, que possuem um sistema de criptografia baseado no SSL, protocolo de segurança desenvolvido para o padrão TCP/IP, que é o maior regulador da troca de informações entre computadores.
Com o SSL atuando, suas informações têm a garantia de estarem protegidas, e o site se torna muito menos vulnerável a ataques que buscam roubar informações pessoais e financeiras do usuário.
E é aí onde entra o maior trunfo do HTTPS: oferecer segurança para o usuário. Continue a leitura para saber mais!
O HTTPS traz credibilidade para o seu site
Oferecer um ambiente seguro é muito mais do que uma preocupação somente sua, que quer seu site o mais protegido possível para evitar transtornos. Na verdade, essa preocupação se reflete diretamente na ideia que os seus leads possuem do seu site e na maneira com que eles o enxergam.
Segundo estatísticas do Google e da Mozilla, hoje em dia o número de sites com o HTTPS já é maior do que os que não possuem. Dessa forma, os seus leads muito provavelmente estarão esperando que o seu site possua esse padrão de segurança.
Isso é o que a gente entende como a credibilidade do seu site. O HTTPS funciona, nesse sentido, como uma necessidade de padronização que não deve ser ignorada, pois como podemos ver com a sua crescente expansão, o seu uso não é apenas uma tendência de marketing digital, mas um novo modelo que deve ser seguido por quem quer se manter à tona no mundo online.
Browsers, SEO e a valorização do HTTPS
Se apenas esse argumento ainda não te convenceu, o próximo com certeza irá: a partir de julho de 2018, o Google irá inserir no Chrome uma mensagem na barra de endereços que avisa ao usuário que o site é inseguro caso ele não seja HTTPS.
Agora imagine por um momento que você esteja entrando em um e-commerce e a primeira coisa que você vê é um aviso dizendo que aquele site é inseguro, o que você faria? É bem provável que você não dê suas informações, incluindo seu número de cartão de crédito, para esse site, não é?
Pois é, nós mesmos não daríamos. O maior “pega” do HTTPS é justamente esse, um parâmetro de comparação. Não é que o HTTP é completamente inseguro: ele só é mais vulnerável que o HTTPS, e a internet é grande demais para alguém decidir comprar com alguém que ainda possui um site HTTP sendo que todos os concorrentes já usam o HTTPS.
É o mesmo caso com o SEO. Embora seja difícil dizer exatamente qual é a relação do HTTPS com o rankeamento orgânico do seu site, mas segundo fontes como o próprio Google, a Blue Corona e a revista Wired, cerca de 40% das páginas que estão na primeira página são HTTPS, sendo que elas são mais densas na primeira colocação.
São fortes indícios de que o SEO é melhor aproveitado com o HTTPS, não é? Mas você ainda quer mais motivos para contatar seu webmaster e investir no HTTPS? Então dá só uma olhada:
Motivos para investir no HTTPS
- De acordo com um estudo recente da GlobalSign, 85% dos usuários abandonam uma compra caso o site não seja HTTPS;
- Sites HTTPS carregam mais rápido que sites HTTP, e sites mais rápidos possuem impacto documentado no rankeamento orgânico do Google;
- HTTPS é um fator de ranqueamento no Google desde 2014, possuindo um impacto que – mesmo difícil de quantificar – é presente em estratégias de SEO;
- O futuro aponta para uma padronização total do HTTPS, com o Google admitindo várias vezes que o seu propósito é a conversão total. Torna-se importante investir agora para já estar dentro dos padrões do futuro.
E aí, o que acha de vir trocar uma ideia com nossos especialistas em marketing digital da Web Bizz para saber mais sobre o HTTPS? Entre em contato com a gente!
E para saber mais sobre o mundo do marketing digital, não deixe de seguir o nosso blog, ok? Até o próximo artigo!
(Imagens: divulgação)