Se você trabalha com marketing digital, sabe que há uma grande quantidade de métodos e técnicas para gerar novos leads e nutri-los com o que eles desejam e precisam.
Uma dessas técnicas é chamada de gatilho mental e, ao contrário do que muitos pensam, tem sua origem na psicologia e não no marketing.
O gatilho mental é uma técnica de persuasão e tem resultados surpreendentes.
Se você quer saber mais sobre o que são gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados na sua estratégia de marketing digital, continue lendo!
O que são gatilhos mentais?
Gatilho, dentro da psicologia, são memórias específicas, comportamentos ou pensamentos que são causados por um certo estímulo.
Cada pessoa tem seus próprios gatilhos, podendo eles serem positivos ou negativos. É comum, por exemplo, sentirmos um cheiro de bolo e lembrarmos da casa da vó.
Um outro exemplo é pensar em quando um soldado vê uma arma e lembra do seu tempo na guerra.
Mas, os gatilhos mentais não necessariamente envolvem uma memória, também podem ser e trazer sentimentos.
Quase todo mundo ao ver uma foto de um filhote de cachorro sente alegria e amor e ao ver a foto de uma cobra não se sente tão à vontade assim.
E é exatamente dessa forma, induzindo sentimentos e lembranças nas pessoas, que os gatilhos mentais foram introduzidos no marketing.
O marketing digital utiliza, normalmente, estímulos visuais e auditivos para incentivar um desejo de compra imediata do serviço ou produto ofertado.
Gatilhos mentais no marketing digital
Existem inúmeros gatilhos mentais criados para serem utilizados no marketing digital e a escolha do que você utilizará, depende diretamente do seu público e do seu objetivo.
Ao ler alguns dos gatilhos mentais, você reparará que essa técnica já foi utilizada com você.
Gatilho mental de escassez e urgência
Um dos gatilhos mentais mais utilizados no marketing digital é aquele em que a empresa limita a quantidade de produto ou tempo de promoção.
Ao vermos que existe uma oferta limitada, temos o sentimento de uma oportunidade única e que não podemos perder, gerando um sentimento de frustração.
Normalmente esses gatilhos são marcados com frases do tipo:
- “última oportunidade”;
- “oferta limitada”;
- “sua última chance”.
Gatilho mental efeito manada ou da aprovação social
Assim como o nome sugere, o gatilho mental efeito manada é aquele em que a empresa mostra que a maior parte das pessoas de certo grupo já comprou o produto ou serviço.
Ao buscar por aceitação social, a pessoa acabará comprando.
Esse gatilho é utilizado por marcas de roupas, maquiagens ou outras empresas de cosméticos.
Normalmente é visto através de páginas com depoimento de clientes felizes com os produtos ou com pessoas famosas fazendo propaganda.
Gatilho da exclusividade
Mais ou menos parecido com o gatilho da aprovação social, mas com uma grande diferença: a exclusividade.
Mais do que querer participar de um grupo, as pessoas querem estar em um grupo exclusivo, ou seja, querem se sentir especiais.
Marcas que utilizam desse gatilho normalmente fazem lançamento de produtos exclusivos por tempo limitado.
Gatilho da reciprocidade
Outro gatilho muito utilizado dentro do marketing digital é o da reciprocidade e tem como objetivo fazer com o que o cliente sinta que deve algo a empresa, o fazendo comprar o produto ou serviço.
Normalmente, as empresas fazem isso dando amostras grátis, brindes ou até mesmo disponibilizando um material exclusivo.
Você identificou algum gatilho que já foi utilizado com você e funcionou? Deixe nos comentários o que você acha de utilizar essa técnica na sua empresa!
(Imagens: divulgação)