As tendências de marketing digital que surgem a cada ano precisam ser acompanhadas de perto por quem se importa com essa área de atuação. Cada vez mais ligado a tecnologias e inovações possibilitadas pela internet, esse mercado vem se tornando ainda mais promissor e disputado.
Se está pensando em fazer a sua marca crescer no meio virtual e se destacar da concorrência, esse é o artigo certo para você. Por isso, continue a leitura e descubra quais são as 5 maiores tendências de marketing digital para 2018!
1. Digital influencers
Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre alguma “blogueira”. Essa expressão é muito usada para representar as mulheres que, por estarem diretamente ligadas a um tema, possuírem milhares (ou milhões) de seguidores nas redes sociais e transformarem suas próprias vidas em um constante objeto de desejo, exercem grande influência nessas áreas.
Os digital influencers, no entanto, não são apenas mulheres, e muito menos falam apenas de moda ou maquiagem. Microinfluenciadores, por exemplo, podem exercer influência sobre os nichos, enquanto os macroinfluenciadores se comunicam com um público maior e mais heterogêneo.
Todas essas possibilidades dão a qualquer empresa o poder de alcançar públicos específicos por meio de digital influencers, fazendo com que a divulgação do produto ocorra de forma mais natural e melhor aceita pelo público. Por isso, essa é uma das principais tendências de marketing digital para 2018.
2. Vídeos ao vivo por streaming
De acordo com um relatório de estatísticas da Livestream, uma das maiores plataformas do mundo de transmissão e consumo de vídeos, 80% das pessoas já preferem assistir um vídeo on-line a ler um post de blog. As notícias urgentes são o tipo de conteúdo mais visto, seguido de shows e festivais.
Para 2018, a tendência é que, cada vez mais, as pessoas produzam e assistam vídeos ao vivo. Além do YouTube, essas transmissões são também realizadas por outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, que vêm oferecendo cada vez mais melhorias e facilidades em relação a essas funções.
3. Mídia Out of Home
O marketing digital tem se expandido tanto nos últimos anos que conseguiu até migrar para o off-line. O principal conceito do Out of Home é atingir o público mesmo desconectado e fora de casa, como o próprio nome diz.
Apesar de isso nos remeter a práticas antigas (e talvez já ultrapassadas) como outdoors, placas e banners, novas tecnologias estão revolucionando esse conceito. Alguns exemplos são os displays digitais já instalados em várias bancas de jornal, além de painéis interativos em locais de grande circulação como aeroportos e shoppings.
4. Chatbots
Os chatbots já vêm sendo usados como verdadeiras soluções para a comunicação entre empresas e clientes (ou possíveis clientes). Essa ferramenta pode realizar atendimentos, oferecer suporte e desempenhar várias outras funções, trazendo economia de tempo e dinheiro.
Para 2018, essa é uma das tendências de marketing digital a serem mais exploradas. Isso porque a tecnologia pode ser ainda melhor aproveitada com a ajuda do machine learning, passando a desempenhar cada vez mais funções e de forma mais completa e natural.
5. Inteligência artificial
A inteligência artificial vem sendo, a cada ano, mais usada no marketing digital. Não é à toa que máquinas, robôs e outros dispositivos estão desempenhando, de forma crescente e mais eficaz, funções antes realizadas por profissionais humanos e, por sua vez, susceptíveis a falhas.
Essa tecnologia possibilita a ampliação das ações realizadas e a automação de processos. Alimentar banco de dados e “ensinar” essas máquinas, no entanto, é um desafio também crescente para os profissionais da área, já que falta qualificação no mercado. Por isso, além de uma tendência, essa também é uma área profissional bem promissora.
Agora que você já conhece as principais tendências de marketing digital para 2018, que tal aprender mais sobre o Marketing 3.0 e qual a importância dele para as empresas? Leia o artigo agora e descubra!
(Imagens: divulgação)