Construir uma imagem sólida e passar credibilidade para os clientes devem sempre ser preocupação das empresas que desejam se manter à frente no mercado. Para isso, muitas delas têm usado a criação de materiais ricos, que, além de aumentar o reconhecimento, ajudam na geração de leads. Veja o que são esses materiais e como usá-los em sua estratégia de marketing.
O que são materiais ricos?
Damos esse nome a diferentes formas de conteúdo que ajudam alguém a se aprofundar em um tema de interesse ou a realizar tarefas importantes com maior facilidade. Entre eles, podemos destacar alguns itens que você provavelmente já conhece:
E-books e whitepapers
Esses documentos em texto geralmente explicam um assunto de maneira prática e aprofundada, apresentando conceitos importantes e dicas valiosas sobre o tema em questão.
Webinars
São palestras on-line, nas quais um profissional passa seu conhecimento ao público e, algumas vezes, responde a perguntas feitas via chat pelos participantes.
Podcasts
Podcasts são programas de áudio muito populares na internet. Neles, geralmente é abordado um tópico por vez sobre um tema específico.
Infográficos
Infográficos são representações visualmente atrativas, que explicam um conceito ou fornecem dados valiosos que poderão ser usados pelo público em suas atividades.
Além dessas opções, há também planilhas e outras ferramentas que dão ao lead o que é preciso para cumprir uma tarefa ou objetivo importante. A ideia é sempre gerar valor e passar conhecimento, independente da opção escolhida.
Como criar esses materiais?
Como os canais são bem variados, é necessário definir primeiro quais deles usar em sua estratégia. Além disso, é importante sempre incluir informações verdadeiras e atualizadas, dar dicas realmente úteis e práticas, e usar uma linguagem que o público entenda perfeitamente. Tudo isso ajuda na identificação que as pessoas terão com o material e, consequentemente, com a sua empresa.
Mais ainda: não use o material produzido para vender diretamente algum produto ou serviço. Isso pode tirar a confiança do consumidor na mensagem que está passando, por pensar que o que você diz é motivado apenas pela vontade de vender, e não como forma de ajudá-lo de verdade.
Seguir esses passos é essencial para que os leads gerados sejam nutridos a ponto de se tornarem clientes.
Como usar os materiais na geração de leads
Como esses materiais têm grande valor, é possível pedir certas informações em troca deles, como e-mail, telefone e outros dados que sejam relevantes para a sua conversão de leads. Quanto maior o valor do material, mais informações o visitante estará disposto a compartilhar. Mas de nada adianta ter um material incrível se o seu planejamento não contar com:
Uma boa divulgação
Observe onde o seu público está, como chamar a atenção dele e procure por modos de simplificar o seu trabalho e amplificar o alcance da distribuição do conteúdo, como parcerias de co-marketing. É essencial estudar o que mais funciona para a empresa e agir sem demora.
Uma landing page incrível
Depois de criar o material perfeito e conseguir atrair muitas pessoas para o seu site, é crucial contar com uma ótima landing page, pois ela será responsável por convencer a todos de que vale a pena informar seus dados e aproveitar o que foi preparado para eles. Se a landing page for mediana, assim também serão os resultados da sua campanha.
Sem dúvida, por criar materiais ricos pensando em gerar valor para quem vai usá-los, você conseguirá aumentar não apenas a geração de leads, mas também se destacar no mercado. Mais do que isso, por educar os leads agora, sua empresa terá clientes melhores no futuro.
E você, já usou alguns desses materiais na geração de leads? O que mais tem feito para atrair clientes em potencial? Deixe seu comentário!