Atualmente, estamos diante de consumidores mais críticos, que antes de se decidirem por uma compra vão à internet e pesquisam sobre a empresa, sobre o produto, a reputação de ambos, pesquisam a opinião e experiência de outros consumidores. Enfim, não dá mais para fazer a velha publicidade direta. Agora tornou-se necessário conquistar o cliente e é sobre isso que este bate-papo vai abordar, o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing
Também chamado de “novo marketing”, o inbound é um conjunto de estratégias e ferramentas que são utilizadas com a intenção de construir um relacionamento com clientes em potencial e os já fidelizados.
O inbound irá possibilitar novas experiências, positivas, é claro, entre a marca e o consumidor, por meio de conteúdo relevante e de qualidade que é postado em portais, blogs, redes sociais, campanhas de e-mail marketing, vídeos, e-books, etc.
Passo a passo na estratégia de Inbound Marketing
Assim como qualquer estratégia de marketing digital, o inbound também precisa ser muito bem estruturado para render resultados e não deixar seu tempo e esforço serem desperdiçados. Vamos analisar como as etapas funcionam:
Planejamento
Esta fase envolve analisar o que você pode oferecer de informação aos seus potenciais clientes e quais os meios que você dispõe ou pode disponibilizar para que esse conteúdo chegue ao seu público-alvo.
Aqui também é importante organizar um cronograma de publicação, já que volume de conteúdo é importante, como também variar os meios em que esse material é publicado. Não pode haver falhas nem períodos longos sem novidades de informação.
Produção de conteúdo e alcance
Produza conteúdo relevante ao seu público e de qualidade, que seja estimulante para abrir um link e ler até o fim, que o encoraje a compartilhar, comentar ou curtir. Utilize este conteúdo para atrair mais público, com landing pages, listas de e-mails e fãs/seguidores em redes sociais.
Reconhecimento e resolução de problemas
Quando você entende o que seu público precisa e tem informações para ajudá-lo, o sucesso do conteúdo é garantido. Conquiste-o pelo que você pode oferecer a ele. Construa um relacionamento de qualidade e duradouro e, quando for o momento, venda.
Conversão e pós-venda
Após a conversão, muitas empresas se esquecem de seus clientes. Este é o maior erro que podem cometer. O pós-venda é fundamental, você já tem o cliente, já o conquistou, agora o fidelize. Deixe-o com uma experiência ainda mais positiva com sua marca.
Engajamento
Steve Jobs, fundador da Apple, dizia que você deve transformar seus clientes em evangelistas. Isso porque ele acreditava que quando os consumidores gostassem tanto da marca, eles mesmos seriam os propagadores da boa experiência que possuem.
Meios mais utilizados
Como o foco do Inbound Marketing é produzir conteúdo e construir um relacionamento com o público, existem inúmeras formas de fazê-lo, dependendo, inclusive, das ferramentas que você possui.
Mas vamos citar algumas para que te ajude a descobrir as possibilidades e criar o seu planejamento:
- artigos de blog;
- e-books;
- questionários e landing pages;
- redes sociais;
- vídeos online;
- e-mail marketing;
- divulgação de infográficos;
- fóruns;
- SEO.
Seja qual for a estratégia que você escolher utilizar, a dica é: não fique apenas em um canal, explore vários e descubra onde o seu público em potencial está. Quanto mais presença sua marca tiver na internet, melhor será o seu Inbound Marketing.
Gostou do artigo? Então deixe um comentário no post, conte para nós como você faz seu Inbound Marketing. Até a próxima!