O Inbound Marketing e a Assessoria de Imprensa têm uma característica comum: eles buscam a atração das pessoas de forma orgânica. Além disso, os dois compartilham o mesmo desafio: fugir de propagandas que não agregam valor para o cliente.
Mesmo assim, por algum tempo o mercado viu essas duas ferramentas como opostas, quase que como inimigas. Mas a verdade é que, unindo os dois, aumentam as chances de sucesso e o retorno das ações de uma empresa.
Ficou curioso para saber como fazer isso? Entenda como é possível integrar essas propostas!
Qual é o papel da Assessoria de Imprensa?
A assessoria de imprensa tem um papel muito importante para os negócios. Ela é responsável por executar ações de comunicação para divulgar um produto ou uma marca.
Essa divulgação acontece em canais especializados — como jornais, revistas, sites de notícias e assim por diante —, mas de maneira totalmente gratuita.
As táticas utilizadas incluem:
- a criação de releases;
- a sugestão de pautas;
- a apresentação de cases de sucesso;
- a cobertura de resultados ou participações e outras.
Os pontos mais importantes a respeito dessa ação são reforçar a marca, melhorar seu posicionamento de mercado e aumentar sua visibilidade. Assim, não apenas a empresa atrai mais pessoas, mas consegue ocupar um espaço de destaque.
Por que o Inbound Marketing pode ajudar?
Enquanto isso, o inbound marketing tem a ver com ações para atrair pessoas que têm potencial de interesse na empresa e em suas soluções. Embora pareçam muito diferentes, inbound marketing e assessoria de imprensa podem, sim, ser combinados. Essa estratégia tem muito a oferecer, aumentando o retorno sobre investimento.
O inbound marketing tem retorno mais sólido, porém de longo prazo. Ele vai plantando sementes que se convertem em frutos enquanto o cliente se movimenta pelo funil de vendas.
Já a assessoria, por outro lado, coloca a marca como uma opção disponível no mercado, fazendo com que ela apareça de forma mais imediata na mídia. Assim, ela ‘resgata’ de qualquer ponto da jornada de compras o cliente que já está disposto a fechar negócio.
Então, as duas são ações que se complementam. E essa integração também diminui os gastos: ela derruba o custo de aquisição do cliente (CAC) e aumenta a rentabilidade e lucratividade, pois potencializa os resultados.
Além disso, o SEO ainda vai ganhar uma ajuda importante, pois seu negócio se destaca nos mecanismos de busca — e, com isso, atrai mais pessoas e gera mais oportunidades.
Como fazer essa integração?
Para conquistar esses benefícios, é fundamental começar a trabalhar sua produção de conteúdo. Tendo um blog bem alimentado de materiais relevantes, a empresa pode fazer releases com backlinks. Isso contribui para aumentar:
- a geração de tráfego orgânico;
- a autoridade em SEO;
- o resultado nos mecanismos de busca.
Por falar nisso, é fundamental levantar palavras-chave ligadas ao negócio. Elas devem ser utilizadas nas ações de assessoria, aumentando as chances de a marca se destacar.
Mesmo quando uma matéria cita a empresa sem direcionar para o site — ou quando é offline —, normalmente, há crescimento de visitas no site. O inbound marketing, então, ajuda as pessoas que chegam (vindas das ações da assessoria) a se interessar pelo conteúdo e permanecer mais tempo em contato — seja lendo posts do blog corporativo, seja seguindo e participando das redes sociais.
Definindo e acompanhando indicadores, dá para saber quais são as ações mais efetivas, melhorando ainda mais a integração dessas soluções.
Se forem integrados corretamente, o inbound marketing e a assessoria de imprensa oferecem resultados diferenciados para o negócio. Por isso, coloque em prática essas dicas para começar a atrair mais pessoas e fechar mais negócios.
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(Imagens: divulgação)