A hiper-conectividade, mudou a realidade empresarial nos últimos 25 anos e agora tem tudo para mudar a realidade educacional com o EAD, ou Educação à Distância. Termo originado do inglês Eletronic Learning ou Aprendizado Eletrônico. Tanto a educação formal quanto a educação não formal sofrem os enormes benefícios que a hiper-conectividade proporciona. Apesar de ainda haverem desafios de regulamentação a serem vencidos, a educação formal e a educação corporativa parece que são as mais sensíveis a estes novos recursos.
No tocante à educação formal diversas universidades ao redor do mundo já tem seus programas de EAD definidos e se desenvolvendo cada vez mais. Isto trará um enorme benefício às populações que vivem nos rincões de várias nações que não tem acesso à educação formal pela falta de instituições próximas mas que de alguma forma tem acesso à rede, seja por conexões públicas ou privadas.
A educação corporativa também se desenvolve a passos largos na elaboração de diversos cursos on-line que, aos poucos vão substituindo os diversos formatos de treinamento clássicos como o treinamento in company ministrado agora à distância e para diversos locais diferentes ao redor do mundo e simultaneamente. Os treinamentos profissionalizantes como procedimentos de segurança, manutenção de equipamentos, procedimentos de portaria, recepção, limpeza etc… já tem portfólios bem definidos e robustos via EAD com inúmeros benefícios como ganho de tempo, custos menores e disponibilidade 24hs.
Para alguns treinamentos mais sofisticados como o curso de liderança ainda existem algumas barreiras a serem vencidas, pois são aprendizados bastante complexos e que exigem uma abordagem comportamental particular, experimentações, reorientações, algumas vezes debates e uma interatividade que através do EAD ainda fica aquém de uma abordagem pedagógica pessoal, com um orientador habilitado. Mas não significa que não irá se desenvolver até este ponto, no tocante à tecnologia e suas possibilidades de interatividade tudo ainda está em aberto a novos desenvolvimentos e as empresas de treinamento empresarial compõe o time de organizações que estão de olhos bem abertos às novas possibilidades.
Investem fortemente no marketing de conteúdo bem direcionado, algumas acabam por exagerar em suas proposições porém num rápido passeio pelos seus portfólios poderá ter uma avaliação prévia da qualidade de seus conteúdos e do interesse que possa despertar para a organização. Como em todo negócio, existem os muito bons e os não tão bons.
Outras iniciativas educacionais que tem se mostrado robustas são os seminários, ou webnários, e palestras on-line que abordam dos mais variados temas, desde uma palestra de liderança até palestras sobre administração de empresas ou artes.
Como todas as novas tendências geradas pela evolução tecnológica, existem os críticos e os incentivadores de tais ações, ao olhar para o passado, verá que as reações ao que é novo sempre foi assim. Vemos em todos o seu quinhão de argumentos razoáveis e de alguma forma acabam contribuindo para que façamos um uso mais racionalizado e de qualidade dos meios que a hiper-conectividade proporciona, afinal a internet não tem tantos filtros, é uma rede mundial que une bilhões de pessoas e milhões de negócios aonde todos tem espaço para publicação de qualquer conteúdo que achem relevante, tendo fundamento ou não. Parece que esta é uma das características da rede aonde teremos mais a aprender.
Seja como for, a internet mudou muitas coisas e se colocarmos sob um olhar crítico seus benefícios e efeitos colaterais, veremos que os benefícios suplantam e muito os malefícios que a rede trouxe às nossas vidas, aos nossos negócios e aos nossos relacionamentos. Sabendo usá-la é o mais poderoso instrumento de negócios, de comunicação empresarial e privada e ao que tudo indica poderá se tornar o mesmo com relação a educação, que surgiu nos últimos 30 anos.
Se ainda não tem um site para o seu negócio, consulte um profissional de SEO (Search Engine Optimization), poderá ajuda-lo muito a dar os primeiros passos com segurança e direcionamento profissional na rede.
Bons Negócios.
Autor convidado | Fonte desta matéria : TrainerBr
(Imagem: divulgação)