Uma ferramenta que promete revolucionar a forma com que se analisa os resultados online e offline de uma empresa em vários dispositivos e meios. Essa é a proposta do mais recente sistema do Google, o Google Attribution, lançado no ano passado.
Ele se utiliza de dados do Google Adwords, Analytics e DoubleClick Search para demonstrar de onde exatamente vieram os clientes dos anunciantes. Isso porque, muitas vezes, os usuários podem ver um anúncio em determinado canal, mas efetuar a sua compra por meio de outro.
Então, como saber quais das estratégias estão trazendo mais conversão? Esse era um problema enfrentado pelos profissionais de Marketing, que agora deve ser solucionado pela nova ferramenta.
Como funciona o Google Attribution
A ferramenta permite conectar contas do Google Analytics, Google Adwords e DoubleClick e também ações offline para a coleta de dados e cruzamento de informações. O seu objetivo é entender toda a jornada de compra dos potenciais clientes e analisar em quais dos canais de uma empresa ele passa antes de seguir para a conversão.
São duas versões disponíveis, a Attribution, opção gratuita, e a Attribution 360, direcionada para grandes organizações. Para o Marketing Digital será uma verdadeira revolução, já que antes, em função dos multicanais, muitas vezes a jornada de compra de um cliente acabava perdida. Com essa nova ferramenta, a mensuração de resultados será ainda mais precisa e, consequentemente, as estratégias poderão ser mais direcionadas.
Problemas que a ferramenta promete resolver
São duas as dificuldades para as quais o Google Attribution se propõe a ajudar. Confira quais são elas:
Entender interações de topo e meio de funil
Até que o lead, ou potencial cliente, chegue até o fundo do funil, ou seja, a compra, há toda uma jornada a percorrer entre o topo e o meio. E nem sempre ela fica totalmente clara nas análises.
O Google Atribittion promete ajudar a descobrir todas as interações realizadas até que o usuário se torne cliente. Isso vale até mesmo para palavras-chave genéricas, as quais podem ter contribuído para que alguém conhecesse a sua empresa.
Dessa forma, por exemplo, o setor de Marketing Digital pode analisar essa palavra específica, ver que ela pode ser eficiente para a visibilidade do negócio, e começar a investir.
Decisões a partir de todas as etapas do funil de vendas
Como é possível coletar e cruzar informações dos outros sistemas do Google, a precisão de dados de conversões é ainda maior.
Os anunciantes podem ver os resultados de palavras-chave, e também os meios online, offline e os dispositivos pelos quais o cliente passou antes de tomar uma decisão.
Diferenças entre Attribution, Analytics e Adwords
Como dissemos, o Attribution veio para revolucionar o Marketing Digital, então, dá para imaginar que ele tenha mais funcionalidade do que os seus “parceiros”, não é mesmo?
Enquanto o Adwords possui ferramentas de atribuição, as quais dizem de onde vieram os clientes, que mostram apenas uma interação entre vários anúncios de um mesmo canal, o Attribution oferece insights de diversos canais.
Já em relação ao Google Analytics, que mostra os resultados da publicidade no Adwords, o Attribution oferece mais pontos de contato envolvidos nas conversões.
A ferramenta é mais inteligente do que os dois outros sistemas por utilizar uma inteligência artificial, que reúne as informações dos três sistemas para mostrar resultados.
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é o Google Attribution e a sua importância para a mensuração de resultados online e offline.
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(Imagens: divulgação)