Você já ouviu falar sobre transformação digital? Pois saiba que esse conceito não é um modismo e, embora a maior parte das empresas ainda não invista nele, a demanda por uma mudança radical nas organizações é urgente. E não importa qual seja o seu segmento de atuação, viu?
Isso porque as novas tecnologias têm alterado a sociedade e, claro, o comportamento de todos nós. Assim, as empresas são obrigadas a inovar para transformar digitalmente seu negócio. Mais do que de dinheiro, tal transformação requer uma nova cultura.
Empresas como Google, Amazon, Subway e General Eletric vêm trabalhando para se inserirem no mundo online, tornando-se mais dinâmicas e abertas a mudanças contínuas. Costuma-se dizer que a transformação digital não é uma corrida, mas uma maratona. Leva tempo e é preciso fôlego!
Acompanhe o post de hoje e entenda os impactos da transformação digital na sua empresa.
O que é transformação digital?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o conceito de transformação digital não se refere à inclusão de mais ferramentas de tecnologia em uma empresa. Trata-se de uma mudança estrutural, por isso, é um desafio de gestão para uma organização, indo muito além de ser uma questão de um setor específico.
Nessa transformação, a tecnologia desempenha sim um papel fundamental. Afinal, ela alterou a maneira como nós, consumidores, nos comportamos. E, consequentemente, as empresas passaram a ter que dar prioridade a seus clientes (e funcionários) e oferecer um atendimento rápido e personalizado.
Como ela é aplicada nas empresas?
Para que a transformação digital seja aplicada com eficiências nas organizações, ela precisa ser adotada pelo topo, em outras palavras, a iniciativa deve partir de seus líderes. São eles os profissionais habilitados para desenvolverem programas de treinamento, a fim de que seja criada uma nova cultura do negócio e da forma como ele opera com as novas tecnologias.
É possível dizer que tal transformação tem como base três pilares:
- a experiência do cliente (segmentação do público, webmonitoramento e atendimento ao cliente);
- os processos operacionais (comunicação mais rápida, decisões com base em dados e integração de diferentes setores);
- os modelos de negócio (produtos digitais desde seu nascimento e serviços compartilhados).
Vale destacar que, apesar de relevante, a adoção de iniciativas digitais não pode ser considerada como sendo a transformação digital. Ele é parte da solução, não a solução, combinado?
E o marketing digital nisso?
Como comentamos, as estratégias trazidas pelo marketing digital têm grande participação, mas são somente uma parte da transformação digital. O marketing de conteúdo é um dos seus exemplos e, sem dúvida, vale muito a pena continuar a investir nele. Contudo, é um equívoco confundi-lo com a transformação digital em si.
Se você leu até aqui, deu para perceber que, para continuarem vivas, as organizações não podem mais perder tempo e devem se dedicar à transformação digital. E ela vai muito além de ações como ter um perfil no Facebook ou anunciar na rede de pesquisa do Google, já que requer uma visão holística das novas tecnologias.
Curtiu o post sobre os impactos da transformação digital na sua empresa? Então, continue a visita e leia agora mesmo o texto “Saiba a importância em contratar uma Agência de Marketing Digital”!
(Imagens: divulgação)