Se você ainda tem alguma dúvida sobre a eficiência do inbound marketing, nós vamos tirá-la agora! As estatísticas mostram como essa tendência tem crescido, trazendo bons resultados para as empresas que nela investem.
Em uma tradução livre do inglês, o inbound marketing significa marketing de atração. A ideia não é abordar os clientes, mas criar estratégias para atraí-los, ou seja, quem procura a empresa é o consumidor, não o contrário.
Para te convencer ainda mais, vamos agora para a lista de pesquisas que mostram a importância do inbound marketing. Acompanhe!
Inbound Marketing em números
Estatísticas que mostram a relevância do inbound marketing é o que não falta. Elas falam de como essa estratégia, quando bem desenvolvida e planejada, só traz benefícios às empresas.
Então, vamos às estatísticas!
34% de todos os leads gerados em 2013 vieram da estratégia de Inbound Marketing
Esse dado mostra como as estratégias de inbound marketing estão suprindo as necessidades de informações que as pessoas costumam procurar antes de comprar algum produto.
Os leads são os potenciais clientes de sua empresa. Um consumidor se torna lead a partir do momento em que começa a acessar e visitar seu site e suas redes sociais. E o inbound marketing contribui para atrair seus clientes por meio da produção de conteúdo direcionado.
93% dos processos de compra começam com uma busca online
Esse dado mostra o tanto que as pessoas estão preocupadas em procurar informações antes de efetuar uma compra. Elas estão mais pró-ativas nesse quesito, chegando até os produtos por meio de buscas na internet.
Esse comportamento revela também o fato de as pessoas decidirem o que e onde comprar antes mesmo de ter contato com a empresa. O caminho é o inverso: não foi a empresa que abordou o consumidor. Ele próprio, por meio de suas buscas, chegou até o produto.
Se sua marca está bem colocada e no topo das buscas, uma hora ou outra, o consumidor chegará até ela.
Após consumir conteúdo de uma marca, 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre ela
Essa estatística é da empresa iMedia Connection e mostra a importância da produção de conteúdo de qualidade que atraia novos clientes. Essa estratégia funciona da seguinte maneira: o consumidor faz buscas sobre assuntos que lhe interessam. Se você souber posicionar bem seu site, seu conteúdo aparecerá no topo das buscas.
E aí começa o primeiro contato do possível cliente com seus serviços e produtos. Se a pessoa gostar do que leu, passará a acompanhar suas publicações e efetuará uma compra em algum momento.
94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos
O Google mostra 10 resultados orgânicos a cada busca efetuada, ou seja, 10 resultados naturais, que não foram pagos para aparecerem. Eles costumam ficar no centro da página e estão relacionados à busca pelas palavras-chave.
E é aí que entra o inbound marketing e a importância de se investir em SEO — ou otimização de sites. Utilizar as técnicas de SEO é fundamental para colocar seu conteúdo e sua marca em uma boa posição no ranking orgânico — de preferência entre os três primeiros sites que aparecem na busca.
Produzir um conteúdo de qualidade, focado nos potenciais clientes, e que utiliza as técnicas de SEO é um importante passo para aumentar as chances de o público te encontrar quando procurar por um produto ou serviço que você oferece.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as estatísticas positivas geradas pelo inbound marketing? Acompanhe nossas redes sociais — Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ — e fique por dentro das novidades do marketing!
fonte: marketing de conteúdo
Continue em contato com as melhores dicas de marketing digital curtindo a nossa página no Facebook!