Se você trabalha no ramo industrial e tem buscado formas de revigorar os negócios após a crise que impactou fortemente o setor, saiba que encontrou o artigo para lhe ajudar nisso. É certo que é possível fazer marketing digital para indústrias e essa tem sido, inclusive, uma excelente forma de se destacar e criar alternativas em meio a um cenário desafiador.
Apesar de algumas peculiaridades do ramo que o diferenciam de outras áreas do mercado, o Inbound Marketing continua sendo o que norteia as ações para o setor no meio virtual. Continue lendo e entenda o que é e como isso funciona.
Como funciona o marketing digital para indústrias?
O conceito de Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração, consiste em estratégias de publicidade online que visam despertar o interesse do consumidor ou mesmo sua permissão para poder prosseguir com as intenções de venda.
Em outras palavras, esqueça aquela ideia de que você tem que pressionar o cliente o máximo que puder para poder vender, pois, nos tempos atuais, o que realmente funciona é despertar a empatia do consumidor e pouco a pouco conduzi-lo até o fundo do funil de vendas.
No caso das indústrias, como o foco não pode ser apenas o consumidor final, direcionamos também ações para associados e revendedores, sobretudo aquelas ligadas ao treinamento de vendas. Assim, são criados blog posts, e-books, tutoriais, webinars e diversos outros recursos digitais que vão atender diferentes stakeholders.
Para os consumidores finais o conteúdo deve estar ligado aos produtos e serviços desenvolvidos pela indústria, a fim de informá-lo, educá-lo e instigá-lo ao consumo. Enquanto isso, para associados e revendedores o conteúdo deve estar ligado ao próprio marketing da empresa, os preparando para melhor atender o cliente e dominar todos os aspectos técnicos dos produtos desenvolvidos pela indústria.
Como otimizar o Custo para Aquisição de Clientes (CAC)?
No marketing digital, trabalhamos com uma métrica bastante importante denominada CAC (Custo para Aquisição de Clientes). Ela leva em conta todas despesas geradas durante um determinado período para a aquisição de novos clientes. Vamos a um exemplo prático para você entender melhor:
- imagine que sua empresa conseguiu 500 novos clientes no último mês;
- para realizar isso foi necessário investir R$50.000,00 em marketing e custos operacionais e de captação;
- ao final, seu CAC foi de R$100,00 para cada cliente (investimento / número de clientes adquiridos).
Você deve estar se perguntando: o que posso fazer para otimizar meu CAC? Bom, mais uma vez, o marketing digital pode lhe ajudar nisso.
Ao manter o seu público-alvo mais bem informado e preparado para sua produção, tanto o consumidor final quanto os associados e revendedores, você melhora o nível de satisfação com a sua empresa e consequentemente reduz custos, desperdícios e aumenta suas vendas.
Como realizar o marketing digital para indústrias?
Você já deve ter percebido que trabalhar o marketing digital envolve muitas nuances. É verdade que com algum conhecimento, pesquisa de mercado e tato para lidar com ambiente virtual é possível atingir alguns pequenos resultados por conta própria.
Porém, se quiser ir mais longe e atingir resultados mais significativos e duradouros conte sempre com uma agência especializada. Cuidar de todos os aspectos do marketing digital sem o devido cuidado pode levar ao desperdício ou a um rendimento abaixo do esperado.
Se gostou de saber como é possível fazer marketing digital para indústrias e quer alcançar melhores resultados, entre em contato conosco agora mesmo. Temos um time preparado para atender sua empresa e impulsioná-la ao crescimento!
(Imagens: divulgação)