Segundo relatório da ONU, no final de 2017, o número de internautas no mundo chegou a mais de 4 bilhões de pessoas. Mais da metade da população mundial.
No Brasil, pesquisas do IBGE mostraram que também em 2017, 49,2 milhões de lares tinham acessam à internet.
E dentro desse cenário, as empresas precisaram mudar o seu relacionamento com os atuais e futuros clientes, uma vez que a internet mudou o perfil do consumidor.
O marketing digital passou a ser uma poderosa ferramenta para a gestão eficiente de relacionamento com o seu cliente. Quer saber mais? Continue lendo nosso post!
Como o marketing digital vai ajudar no relacionamento com o cliente?
Muitas empresas cometem o erro de fazerem seus clientes se sentirem esquecidos logo após a venda final.
Uma das finalidades do marketing digital é criar relacionamento, e isso só é possível vivenciando a experiência e a satisfação do cliente no pós-venda.
Existem várias formas de marcar presença e nutrir o relacionamento entre cliente e empresa.
Redes sociais
Hoje, a gestão de relacionamento com o cliente precisa aderir ao mundo digital e sua empresa precisa estar inserida e marcar presença nas redes sociais.
Investir em canais de comunicação que possibilitam ao cliente ter suas dúvidas respondidas de forma clara e rápida é uma forma de manter um bom relacionamento, além de mostrar ao seu cliente que realmente você se importa com ele.
Email marketing
Engana-se o empresário que pensa que os emails estão ultrapassados, pelo contrário.
Basta saber usá-los de forma correta para que eles se constituam em poderosas ferramentas para gerir o relacionamento com o cliente.
Dentro do marketing digital os emails têm funções diferenciadas para que consigam atingir o seu objetivo.
Então, antes de mais nada, você precisa saber o que quer informar para o seu cliente e a partir disso os emails podem ser: educativos, informativos, de transação, de nutrição, ou newsletter.
Blog
O blog é uma ferramenta de alto poder de relacionamento com o seu cliente, pois por meio dele é possível interagir com seu público mantendo-o informado, mostrando a autoridade da sua empresa e a reputação dela, o que vai fazer o elo de confiança entre ele, o consumidor, e o serviço ou marca.
Por último, para que de fato o marketing digital alcance os objetivos traçados, e aqui estamos falando de relacionamento com o seu cliente, é preciso uma gestão eficiente, para que essa relação com o seu consumidor ganhe forças.
Utilizar as redes sociais, os emails adequados e blog com conteúdos relevantes são certamente opções de grande valor para seduzir e conquistar seu cliente.
Mas, uma gestão eficiente de relacionamento, vai além. É preciso acompanhar de fato o cliente.
Você precisa saber, por exemplo, se o seu cliente tem acompanhado suas tentativas de relação e para isso você pode usar ferramentas de análise de resultados de cada campanha.
Para melhor se relacionar com o seu cliente, você precisa interagir com ele, por isso, vale promover enquetes e questionar o grau de satisfação dele. Ouça-o e nunca deixe de respondê-lo.
Conhecer e cuidar das expectativas, gerar uma boa experiência de convivência e promover a satisfação do cliente são os passos para quem usa o marketing digital na sua gestão de relacionamento com o cliente.
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(Imagens: divulgação)