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Como fazer uma estratégia de Marketing de Conteúdo de Sucesso

  • julho 21, 2015

Você já deve ter ouvido falar que investir em Marketing de Conteúdo é uma estratégia de que se destaca devido aos bons resultados em alavancar buscas orgânicas, obtendo destaque pela relevância do seu conteúdo, pelas palavras-chave certas usadas em seus posts, complementando muitas vezes o chamado Pay-per-Click — ou PPC —, que são aqueles anúncios pagos em buscadores na web. Consistindo em fazer com que sua empresa e seu produto sejam achados e atraiam a atenção do consumidor por conteúdo atraente. Mas para que tal estratégia traga bons resultados, é preciso planejamento, conhecimento e ferramentas certas. Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo:

Defina bem suas personas e ferramentas a usar com cada uma

Este passo é importantíssimo, e é de onde partem a maioria das ações ligadas ao seu Marketing de Conteúdo. Saber para quem vai produzir, o que esse público quer ouvir ou saber, qual a faixa etária, os hobbies e, consequentemente, qual conteúdo mais adequado para disponibilizar a elas são aspectos essenciais para que a estratégia tenha sucesso. Devido ao fato de o público de interesse nem sempre ser homogêneo, torna-se ainda mais crucial traçar perfis e saber exatamente para quem e quando vai ser direcionado um conteúdo. E por isso:

  • Analise não só os gostos, características e preferências, mas também o comportamento em geral e na web: os horários em que costumam acessar a internet, quais canais mais costumam entrar, os dispositivos que usam (o que abre a possibilidade de desenvolver sites responsivos e aplicativos também);
  • Desenvolva conteúdo personalizado, dirigido de forma diferente a cada nicho de interesse. Você pode, por exemplo, ter mais de uma persona, e de acordo com o perfil de cada uma, divulgar periodicamente conteúdos específicos, aliando estratégias de divulgação a cada um, incluindo e-mails marketing mais direcionados.
  • Blogs, e-mail marketing, portais, e-books, newsletters, redes sociais: de acordo com cada tipo de persona, você pode definir qual das opções melhor atinge a quem você quer. E é possível ainda trabalhar com diversos formatos ao mesmo tempo, inclusive trafegando informações entre eles e incentivando suas personas a interagirem mais.

Produza conteúdo de qualidade e alta relevância

Mais do que produzir um conteúdo que fale de coisas que vão ao encontro de seus interesses de vendas (o que, afinal, é parte da estratégia), você precisa falar de assuntos que irão ajudar o cliente de alguma forma, agregar-lhe valor. Para produzir conteúdo relevante, é preciso aplicar os conhecimentos obtidos pelo estudo de sua persona. O cliente não quer só ouvir falar de você, mas quer enxergar aplicação do conteúdo na vida dele.

Otimize seu conteúdo para ganhar atenção

Pense que o cliente vai ter contato com a marca, saber que ela existe, mas em seguida há o desafio de criar empatia, de prender a atenção dele. Mas, como a internet propicia muitas distrações, prender a atenção do leitor pode ser um verdadeiro desafio. É importante observar que:

  • Mais que um título atraente, um conteúdo que agregue conhecimento e um texto que seja otimizado para leitura fará toda a diferença.
  • Otimizar também com SEO para mecanismos de busca é indispensável, afinal, quase todos consultam palavras-chave e informação por este meio, o que pode ser uma ótima porta de entrada de leads.
  • Formatar e deixar seu conteúdo visualmente atraente aumenta muito as chances de ele ser lido e de o cliente não desistir ao longo da leitura: use bullet points, quebra de parágrafos, divisão por subtítulos.
  • Não deixe o texto enfadonho; deixe-o prático: quando o cliente bater o olho, ele seja capaz de entender que ali vai encontrar alguma informação ou solução direta.

E então, você já tem alguma estratégia de Marketing de Conteúdo? Quer saber mais sobre como aumentar o sucesso dela e garantir retorno? Deixe um comentário para a gente!

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