A tecnologia está nas casas, escolas, nas empresas e no consumidor, por isso, a transformação digital também está acontecendo nas vendas B2B, passando a ser uma necessidade das organizações para que consigam se integrar às demais logísticas e atender distribuidores, clientes, fornecedores e parceiros.
Boa parte da produção, dos contatos, compras e das vendas de uma empresa acontecem pelo digital e como as organizações estão se preparando para isso?
Quais são os caminhos a serem percorridos para encarar o mercado B2B de forma competitiva? Saiba mais lendo nosso post!
O que é transformação digital?
Pode-se definir transformação digital como um processo em que as empresas utilizam-se da tecnologia para:
- melhorar o desempenho de operações internas,
- ampliar o seu alcance,
- otimizar os resultados.
É o uso de recursos tecnológicos para ganhar e aumentar a produtividade e gerar mais valor para os clientes.
A transformação digital é alicerçada em 4 pilares:
- estratégia,
- processos,
- governança,
- tecnologia.
Para implementá-la diversas pessoas do setor produtivo são impactadas, indo desde os colaboradores a parceiros, fornecedores e clientes. Muitas vezes a cultura organizacional precisa ser revista e alterada.
Qual é sua importância para os resultados?
Com a transformação digital a empresa aumenta sua lucratividade, pois reduz custos e eleva a produtividade.
A tecnologia possibilita que inovações ocorram, assim, a empresa não fica parada no tempo e no espaço.
Outro ponto importante é que este processo torna a empresa muito mais competitiva no cenário atual.
Vale lembrar que a transformação digital está muito além de usar a tecnologia para estar presente nos canais de divulgação e tentar aumentar as vendas.
Como a transformação digital no mercado B2B está acontecendo?
Como já mencionamos muitas vezes este tipo de transformação pede mudanças na cultura da empresa. Isso pode demorar e requer um investimento mais alto.
É importante lembrar que a transformação digital possibilitou que muitas empresas surgissem completamente de maneiras digitais, entre elas bancos, como o Nubank e serviços como o Spotify.
A transformação digital requer uma mudança radical de mentalidade. Isso não quer dizer, no entanto, que só grandes empresas com orçamentos milionários podem implementá-la.
Confira abaixo os principais pilares deste processo:
Automatização
A transformação digital traz consigo o conceito de empresa inteligente, com a tecnologia sendo utilizada para automatizar operações e processos.
Ela é caracterizada pela interconectividade, ou seja, a tecnologia dos equipamentos possibilita a comunicação entre todos os setores de operação.
Todo o processo de informação se torna mais eficiente, seguro e rápido.
Analytics
O Relatório Global Enterprise Analytics, realizado em 2018 apontou que 90% dos 500 profissionais entrevistados acreditam que as soluções de analytics são indispensáveis para quem quer entrar na transformação digital.
São as informações geradas para a inteligência do negócio. Entre elas:
- o tempo médio para fechar uma venda,
- número de propostas enviadas antes do fechamento do negócio,
- quais são os produtos que dão mais problemas para o consumidor final,
- áreas mais produtivas da empresa,
- lucro real de uma venda.
Predição
A partir da geração dos dados fica mais fácil gerir e prever com mais assertividade todo o desenvolvimento e crescimento do negócio, possibilitando previsibilidade e gerando sustentabilidade para as vendas corporativas.
Agora que você sabe como a transformação digital no mercado B2B está ocorrendo na prática, entre em contato com a Web Bizz que faremos uma avaliação do que é necessário para alavancar seus negócios.
(Imagens: divulgação)
Como está acontecendo a Transformação Digital no mercado B2B?