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Como está acontecendo a Transformação Digital no mercado B2B?

  • maio 19, 2020

A tecnologia está nas casas, escolas, nas empresas e no consumidor, por isso, a transformação digital também está acontecendo nas vendas B2B, passando a ser uma necessidade das organizações para que consigam se integrar às demais logísticas e atender distribuidores, clientes, fornecedores e parceiros.

Boa parte da produção, dos contatos, compras e das vendas de uma empresa acontecem pelo digital e como as organizações estão se preparando para isso?

Quais são os caminhos a serem percorridos para encarar o mercado B2B de forma competitiva? Saiba mais lendo nosso post!

O que é transformação digital?

Pode-se definir transformação digital como um processo em que as empresas utilizam-se da tecnologia para:

  • melhorar o desempenho de operações internas,
  • ampliar o seu alcance,
  • otimizar os resultados.

É o uso de recursos tecnológicos para ganhar e aumentar a produtividade e gerar mais valor para os clientes.

A transformação digital é alicerçada em 4 pilares:

  • estratégia,
  • processos,
  • governança,
  • tecnologia.

Para implementá-la diversas pessoas do setor produtivo são impactadas, indo desde os colaboradores a parceiros, fornecedores e clientes. Muitas vezes a cultura organizacional precisa ser revista e alterada.

Qual é sua importância para os resultados?

Com a transformação digital a empresa aumenta sua lucratividade, pois reduz custos e eleva a produtividade.

A tecnologia possibilita que inovações ocorram, assim, a empresa não fica parada no tempo e no espaço.

Outro ponto importante é que este processo torna a empresa muito mais competitiva no cenário atual.

Vale lembrar que a transformação digital está muito além de usar a tecnologia para estar presente nos canais de divulgação e tentar aumentar as vendas.

Como a transformação digital no mercado B2B está acontecendo?

Como já mencionamos muitas vezes este tipo de transformação pede mudanças na cultura da empresa. Isso pode demorar e requer um investimento mais alto.

É importante lembrar que a transformação digital possibilitou que muitas empresas surgissem completamente de maneiras digitais, entre elas bancos, como o Nubank e serviços como o Spotify.

A transformação digital requer uma mudança radical de mentalidade. Isso não quer dizer, no entanto, que só grandes empresas com orçamentos milionários podem implementá-la.

Confira abaixo os principais pilares deste processo:

Automatização

A transformação digital traz consigo o conceito de empresa inteligente, com a tecnologia sendo utilizada para automatizar operações e processos.

Ela é caracterizada pela interconectividade, ou seja, a tecnologia dos equipamentos possibilita a comunicação entre todos os setores de operação.

Todo o processo de informação se torna mais eficiente, seguro e rápido.

Analytics

O Relatório Global Enterprise Analytics, realizado em 2018 apontou que 90% dos 500 profissionais entrevistados acreditam que as soluções de analytics são indispensáveis para quem quer entrar na transformação digital.

São as informações geradas para a inteligência do negócio. Entre elas:

  • o tempo médio para fechar uma venda,
  • número de propostas enviadas antes do fechamento do negócio,
  • quais são os produtos que dão mais problemas para o consumidor final,
  • áreas mais produtivas da empresa,
  • lucro real de uma venda.

Predição

A partir da geração dos dados fica mais fácil gerir e prever com mais assertividade todo o desenvolvimento e crescimento do negócio, possibilitando previsibilidade e gerando sustentabilidade para as vendas corporativas.

Agora que você sabe como a transformação digital no mercado B2B está ocorrendo na prática, entre em contato com a Web Bizz que faremos uma avaliação do que é necessário para alavancar seus negócios.

(Imagens: divulgação)

Como está acontecendo a Transformação Digital no mercado B2B?

 

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