Que a internet veio para ficar, não é mais novidade para ninguém. Hoje, ela é utilizada para os mais diversos fins: desde a busca por informações até o consumo de serviços e produtos. E é justamente aí que você pode aumentar as vendas da sua empresa com o Inbound Marketing.
Antes, era preciso atingir o consumidor por meio de anúncios em jornais e televisão, ou mesmo se valendo de merchandising em filmes e novelas. Atualmente, com a rede, é possível gerar conteúdo e criar uma relação mais próxima com o cliente. E o melhor de tudo: essa abordagem pesa menos no bolso do empreendedor.
Quer entender melhor como isso funciona? Descubra, a seguir, quais são as principais estratégias de Inbound Marketing e como utilizá-las para aumentar as vendas da sua empresa.
E-mail marketing
Primeiro, você pode usar uma landing page para colher dados básicos e importantes sobre o lead (cliente em potencial) no seu site. Essa prática permitirá que você desenvolva uma relação mais direta e personalizada com ele por meio de uma ferramenta chamada E-mail Marketing.
Após o visitante ceder informações pessoais voluntariamente, você pode oferecer a ele um conteúdo exclusivo (um e-book, por exemplo). A partir daí, é interessante que comece a enviar novos materiais que sejam do interesse dele, a fim de educá-lo e de fortalecer o relacionamento.
Será possível, ainda, direcionar mensagens por grupos de interesse entre os seus leads, e automatizá-las para que cheguem a um tom individualizado. Isso faz toda a diferença no meio digital.
Marketing de conteúdo
Essa é, com certeza, uma das mais poderosas estratégias de Inbound Marketing. Provavelmente você já visitou um blog em busca de informações e encontrou listas como “10 formas de resolver problema X”, ou mesmo explicações mais diretas como “O que é Marketing Digital?”.
A proposta desse tipo de conteúdo é oferecer algo de valor — uma informação importante —, a fim de que público se aproxime daquela marca e, pouco a pouco, seja convertido em cliente.
A internet empoderou bastante o usuário com a ampla oferta de produtos e serviços, além de informações gratuitas. Os blog posts, os vídeos tutoriais, os e-books e tantos outros materiais ricos ajudam a trazer o consumidor para perto de você. Bem melhor do que abordá-lo com anúncios desinteressantes, não é mesmo?
Customer Relationship Management (CRM)
O termo Customer Relationship Management (CRM) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Essa definição foi criada para se referir a diversas ferramentas de automação no contato com o consumidor, e que podem otimizar consideravelmente a operacionalização do atendimento aos clientes.
Veja alguns exemplos:
- automatização do próprio E-mail Marketing, que explicamos no primeiro tópico;
- utilização de chatbots (robôs para conversação inteligente) nas redes sociais como Facebook, Instagram ou no seu próprio site;
- acúmulo e análise de dados de contatos feitos anteriormente com o cliente, para ser mais assertivo nas comunicações posteriores;
- geração de relatório sobre os dados colhidos e dos resultados atingidos por meio dessa gestão.
Com todo esse auxílio na gestão da relação com o cliente, você pode dedicar mais tempo a planejar e repensar suas estratégias, de modo a torná-las cada vez mais eficazes.
Newsletter
Se o e-mail é a melhor forma de ter um contato próximo e segmentado com o consumidor, então a newsletter se torna uma ferramenta poderosa nessa comunicação. Tenha o cuidado de enviá-la em uma periodicidade que faça sentido e não seja invasiva para o seu lead. Assim, você pode obter excelentes resultados, isto é, mantê-lo por perto e consciente da presença da sua marca.
Com um bom planejamento é possível utilizar todas as estratégias citadas aqui para melhorar o seu posicionamento no meio digital e alcançar melhores resultados nas vendas. Fuja do “achismo” e cogite também a possibilidade de contar com uma agência de Marketing Digital para realizar esse serviço para a sua empresa.
Gostou de saber como aumentar as vendas do seu empreendimento com essas ferramentas digitais? Pois aproveite para entender também como o Inbound Marketing pode gerar oportunidades de negócios.
(Imagens: divulgação)