Aplicar a automação de marketing em um negócio pode ser a solução para facilitar a rotina de um gestor, como a otimização do tempo e diminuição de tarefas repetitivas.
Tratar com fornecedores, manter um relacionamento com o cliente, enviar e-mails, verificar estoque e criar campanhas eficazes de marketing realmente ocupam muito tempo do dia a dia de toda uma equipe.
Contudo, existe uma solução: a automação. Com ela, as atividades podem ser automatizadas e feitas de forma mais eficaz e rápida e, ainda, deixará espaço para os colaboradores se dedicarem a outras tarefas mais produtivas.
Se você quer saber mais sobre a automação de processos de marketing e como essa aplicação pode alavancar sua empresa B2B, continue a leitura deste artigo.
Os benefícios são muitos e bastante vantajosos. No final, você vai querer até comprar um notebook novo para colocar esse processo em prática no seu negócio.
O que é automação de marketing?
A automação pode ser definida como uma ferramenta programada para gerenciar campanhas de atração, engajamento e conversão de clientes e usuários.
Isso acontece por meio de vários comandos definidos pela equipe de marketing responsável por essa ferramenta, que deve ser aplicada através de softwares de marketing, especializados nesse tipo de atuação.
Ou seja, a automação do marketing serve para tornar automáticas as atividades que são normalmente feitas manualmente e de forma repetitiva, facilitando-as de modo a otimizar o tempo da equipe.
Um exemplo disso é o envio automatizado de e-mails para manter contato com os prospects, que são os potenciais clientes qualificados. Muitas vezes, o primeiro contato entre empresa e cliente é feito dessa maneira.
Funcionalidades da automação de marketing
Até aqui, já deu para pelo menos começar a perceber que esse processo é tão útil e necessário quanto uma gestão patrimonial.
Agora, chegou o momento de abordar mais sobre as funções da automação de marketing, ou seja, como ela de fato funciona.
O processo todo é guiado pela chamada jornada de compra, consistente nas etapas e fases que um lead passará até chegar no momento da compra e, então, se tornar um cliente de sua marca.
Já que o foco é o B2B (Business-to-Business, ou de empresa para empresa), uma automação bem estruturada vai guiar a empresa cliente durante todo o processo de compra por meio de conteúdos gerados pela interação de sua empresa com outro negócio.
Normalmente, essa jornada vai ter início com um gatilho, como o preenchimento de um pequeno formulário, com o intuito de receber mais informações sobre um determinado produto, por exemplo.
É como se o cliente estivesse deixando um cartão de visita pessoal com você e, a seguir, começa o disparo de conteúdos em e-mails para esse possível cliente, como artigos de blog, newsletter ou e-books, para que os laços entre ambas as partes se estreitem.
Por que sua empresa B2B precisa da automação de marketing
Certamente, a automação do marketing gera mais leads de qualidade à empresa. É possível dizer que esse seja um dos seus maiores focos.
Mas, principalmente para as empresas do tipo B2B, existem ainda outras razões para aplicar essa ferramenta. São elas:
Experiência do cliente otimizada
Ultimamente, o que mais se ouve é sobre a importância da experiência do cliente. Ou seja, o quão fundamental é ele sair satisfeito de qualquer tratativa com sua empresa, seja esse cliente uma pessoa física ou uma outra empresa.
Com a aplicação da automação, é possível saber o nível de engajamento de um usuário com sua marca. Assim, é possível obter o controle sobre o que está dando certo e o que não está.
Por exemplo, se você é fabricante de cabos elétricos e está buscando vendê-los para empresas de instalação elétrica, deverá oferecer a essas empresas os conteúdos que elas estão buscando, com informações que elas precisam sobre o que é de interesse.
Caso contrário, você terá destaque. Então a automação serve justamente para isso: auxiliar no envio de suas campanhas da forma certa, para as pessoas certas, de acordo com seus interesses por meio de diversas plataformas, como e-mails e redes sociais.
Qualificação de leads
A automação de marketing possibilita o conhecimento rápido do que está dando certo e do que não está. Isso permite com que a solução também venha de forma mais rápida.
Sem contar no fato da assertividade, advinda de relatórios e análises produzidas pela automação. Isso é de absoluto benefício para o negócio.
Um problema detectado pode ser causado até mesmo pelos leads adquiridos não serem qualificados o suficiente para o seu tipo de negócio, entre outras situações.
Isso, automaticamente, faz com que o gestor possa procurar soluções para transformar esse quadro de leads que, então, passarão a ser novos clientes para a empresa.
Atividades menos repetitivas
Preparar o conteúdo certo, para as pessoas certas, separá-lo para enviá-lo para cada pessoa específica, pode ser uma tarefa demorada e maçante.
Fora que, se isso for realizado de forma manual, as chances de erros são grandes. Então, uma plataforma de automatização de disparos de e-mail é o ideal para uma empresa.
Ela permite que você personalize os e-mails individualmente, com informações previamente coletadas, tudo em fluxo automático, permitindo o agendamento de disparos.
Isso mostra como a automação de marketing não serve apenas para empresas de segmentos como produção de roupas, de calçados ou alimentos. A automação industrial empresas também é possível, assim como em empresas de construção civil, por exemplo.
Afinal, todos os tipos de empresas precisam enviar e-mails, atrair leads e convertê-los em clientes. Porque, no final, todas querem um resultado positivo de lucros.
Vantagens da automação para os negócios B2B
Até agora, já se sabe que a automação de marketing:
- Guia a jornada de compra do cliente;
- Aumenta o número de leads qualificados;
- Otimiza o tempo em relação às atividades repetitivas;
- Aprimora a relação com o cliente;
- Possibilita a detecção de problemas de forma rápida.
Mas os benefícios não param por aí. Confira abaixo os benefícios que a aplicação da automação pode trazer para sua empresa B2B:
1 – Diminuição do ciclo de vendas
Com um sistema de automação, é possível acompanhar e nutrir seus contatos, deixando o processo de vendas mais consultivo.
Dessa forma, o processo de aquisição de um produto ou serviço torna-se mais simples e rápido, uma vez que os futuros clientes vão passar menos tempo questionando.
Por exemplo, se você tem um negócio de aluguel de espaço comercial, a automação te permitirá saber se seus clientes são mais voltados a um público empresarial mais formal, se é um pequeno ou grande negócio, entre outros.
Sendo assim, você nutrirá esses perfis mais incidentes com informações, de modo a sanar dúvidas e esclarecer questões de antemão.
2 – Processo de pré-venda automatizado
A pré-venda é a ponte entre os leads e a venda em si. A automação desse processo fornece mais precisão e eficiência nessa etapa, uma vez que os leads são atingidos de forma mais assertiva.
3 – Mais oportunidades de negociação
A automação permite um relacionamento com seu cliente, principalmente através do envio de conteúdos. Isso serve para ganhar tempo e, como consequência, acaba levando o lead à etapa de compra de um projeto data center de forma mais rápida.
4 – Menor tempo de conversão do usuário
O inbound marketing, ou marketing de atração, pode ser totalmente melhorado com a automação de processos, tornando possível a formação de uma estratégia alinhada ao conceito de funil de vendas.
Assim, os clientes são movimentados pelas fases do funil de forma automática. Enquanto isso, os profissionais da equipe podem focar mais suas atenções às atividades manuais primordiais.
5 – Diminuição do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
A automação permite a otimização de tarefas manuais, fazendo com que as informações sejam melhor processadas.
Logo, a equipe de marketing consegue ter mais tempo para aumentar os esforços da campanha para atingir mais pessoas e, com o mesmo investimento, atrair mais clientes. Ou seja: economia na certa!
6 – Crescimento do ROI
Como falado anteriormente, a automação das ações de marketing permite que os profissionais da área sejam liberados para se dedicarem a outras tarefas táticas, que exigem muito tempo.
Além disso, soluções de automação de marketing apontam dados de valor estratégico imprescindíveis para o desenvolvimento e planejamento das suas ações digitais.
Você impulsiona todos os esforços para um Retorno Sobre o Investimento progressivamente maior, ao mesmo tempo em que sua notoriedade aumenta, e a reputação da sua marca também.
Por exemplo, ao invés de estar se ocupando em separar e-mails para enviar um por um, a equipe poderá estar atuando na produção de vídeos que mostram os diferenciais da sua empresa de gravação de áudio para propaganda, gerando credibilidade.
Considerações finais
Até aqui, você com certeza entendeu a importância da automação dos processos de marketing para sua empresa que trabalha diretamente com outra empresa.
Compreendeu ainda que ela pode otimizar o tempo de trabalho, levar sua equipe a se dedicar a atividades mais produtivas, aumentar o Retorno Sobre Investimento, acelerar o processo de vendas e atrair leads mais qualificados.
Ou seja, a ferramenta de automação de marketing pode contribuir para trazer mais notoriedade e visibilidade ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
(Imagens: divulgação)