Para enfrentar os momentos de crise, muitas são as empresas que têm uma solução quase que instantânea: cortar os gastos. E neste sentido entram também as campanhas de marketing – sejam elas tradicionais ou digitais, elas são notadas como gastos e dificilmente as suas verbas também não passam por um corte.
E quando a campanha de marketing é cortada pela raiz, como é que a empresa faz para conseguir manter-se no mercado, ou seja, para atrair novos clientes e manter os seus lucros em alta?
É exatamente nesse cenário que o inbound marketing ganha um número maior de adeptos, sendo esta uma das ferramentas mais atrativas do marketing digital atual, uma vez que possibilita que os gastos com ela sejam baixos e que os resultados sejam ainda melhores do que os esperados.
Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?
O inbound marketing nada mais é do que uma estratégia do marketing digital que visa ‘atrair’ o interesse dos indivíduos em comprar ou consumir o que é oferecido pela sua empresa.
Sendo assim, todo e qualquer conteúdo é criado – e também compartilhado – com base nessa premissa, ou seja, algo de qualidade e que possa atingir especificamente esse público-alvo, que de uma forma ou outra já se mostrou interessado no consumo daquilo.
Então toda estratégia de inbound marketing é voltada para o público que já tem interesse naquele consumo, ou seja, atraindo o interesse e convertendo indivíduos que já têm uma boa propensão a comprar o mesmo. Sendo assim, o marketing ‘inbound’ funciona exatamente ao inverso do ‘outbound’, que empurra cada vez mais serviços e produtos para seus clientes.
E por que o Inbound Marketing pode me ajudar a sair do vermelho?
Isso porque o conteúdo oferecido por esse modelo de marketing deve ser voltado para a atração de leads, ou seja, de visitantes ao seu site, blog ou outros que tenham grande potencial para se tornarem clientes. As soluções são básicas e, dessa forma, você se posiciona como uma marca amiga e interessante para o seu próspero cliente.
Neste sentido, um dos aspectos mais importantes que devem ser levados em consideração é o custo por lead, ou seja, uma média entre o potencial do consumidor atraído. Nas próximas ações, essa métrica deve ser trabalhada ainda melhor para que aquela simples oportunidade verdadeiramente se concretize como uma venda.
Uma pesquisa recentemente realizada por uma grande empresa que oferece inbound marketing chegou à conclusão de que essa estratégia de marketing digital pode ser quase 60% mais vantajosa do que o marketing tradicional.
Nesta pesquisa enquanto o marketing tradicional custava em média R$19 por lead, o marketing inbound, voltado exclusivamente para o público que já demonstra interesse no que é oferecido pela marca, demandava de um custo de apenas R$10 por lead.
E, além dessa vantagem, há também o fato de que quem aposta em inbound marketing já está uma estratégia à frente de seus concorrentes, que na grande maioria dos casos ainda nem descobriram esse novo método voltado para a criação de conteúdo digital em e-books, blogs, vídeos, infográficos e muitos outros.
Percebeu a importância do inbound marketing em momentos onde temos que refletir sobre cortar gastos e reduzir investimentos? Deixe aqui a sua opinião para compartilharmos experiências.