Quando um empreendedor resolve expandir sua atividade para o mundo online ou pretende tirar sua ideia de negócio do papel em uma solução de e-commerce, pode ganhar fatias muito expressivas de mercado e ter um alto faturamento. Afinal, o empreendimento pode alcançar os consumidores em qualquer hora e em qualquer local do mundo!
No entanto, se o projeto não for bem planejado, o empreendimento virtual pode dar errado. E bem errado! Então, que tal ver alguns enganos e deslizes que os empreendedores online costumam cometer, a fim de evitá-los e ser mais capaz de expandir as chances de sucesso de seu e-commerce? Acompanhe conosco!
Falta de preocupação com a UX
Se você não sabe o que significa a sigla UX, possivelmente tem pecado neste importante fator de seu negócio. UX quer dizer User Experience, ou “experiência do usuário”. Isso tem relação direta com a forma como seu visitante navega em sua loja virtual. O processo tem que ser intuitivo, prazeroso e simples. Não apenas as cores, a tipografia ou a disposição de seus elementos devem ser bem-feitas, sem poluição visual, mas o caminho que leva até o carrinho de compras deve também ser simples e inteligível.
Descrições não condizentes dos produtos
Como a pessoa não poderá ter o produto em mãos para tocá-lo ou senti-lo, as descrições bem estruturadas dos itens é a melhor forma de cativar o cliente a efetuar a compra. O empreendedor deve oferecer o máximo de informação possível para os visitantes, mas sem se exceder no uso de termos técnicos. Muitas vezes, uma informação em especial pode ser o que faltava para que a pessoa se decida pela compra.
Deficiência em sua campanha promocional
Lojas virtuais devem ser primorosas no que se refere à divulgação. Afinal, se você não anuncia ou divulga seu negócio, dificilmente será encontrado. E se ninguém o encontra, não existirão vendas na sua loja virtual. Otimize seu endereço web nos mecanismos de busca, aproveite o uso dos links patrocinados, faça perfis corporativos em redes sociais, lance boas campanhas de e-mail marketing, contrate uma agência especializada em marketing digital para assessorá-lo.
Ausência de políticas de privacidade transparentes
Muitas pessoas estão muito preocupadas com o que é feito com os dados que são colocados nos formulários dos websites por onde passam. E isso a ponto de até mesmo desistir de uma compra, caso o endereço web não lhe parece confiável. Neste contexto, vale a pena investir um tempinho para desenvolver uma política de privacidade e expor o documento em uma parte bem visível de seu e-commerce. Indique claramente como sua empresa vai utilizar, administrar e expor as informações coletadas de cada cliente, se tudo ficará em sigilo ou será compartilhado com parceiros comerciais.
Inexistência de informações de contato
Seu visitante precisa confiar na sua loja para se sentir motivado a fazer negócio. Se a persona não se sentir segura, não vai fornecer seus dados pessoais, nem dar os números de seu cartão de crédito ou débito. Exponha, em um local bem fácil de encontrar, o telefone, seu endereço comercial e o e-mail de contato. Isso pode ser feito em uma aba específica para contato ou por meio da reprodução desses dados na barra lateral ou do rodapé de todas as suas páginas, por exemplo.
E então, como está seu conteúdo e o que você tem feito em seu e-commerce que está dando muito certo ultimamente? Ou você tem cometido algum dos erros acima? Faça um comentário ou exponha sua dúvida a seguir!
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