Facebook, Instagram, Twitter, Blogs e Snapchat. Cada ferramenta de comunicação chegou para agregar não só a forma de relacionamento entre as pessoas, mas também as estruturas do mundo corporativo. Há quem diga ainda, que entre todas essas “novidades”, o e-mail marketing já encontra-se sepultado como peça do passado. Ledo engano. Vamos tratar neste post como essa ferramenta de vendas está bem viva e, melhor, daremos dicas de como tirar proveito dela para vender mais.
Garanta a procedência
O pior erro dentro de uma estratégia de vendas que envolva e-mail marketing é oferecer a solução de um problema para quem não tem esse problema. Em outras palavras, sua base de dados precisa ser composta de pessoas que queiram — e precisem — receber suas mensagens. Nada mais ineficiente e desgastante para a imagem de uma marca do que mandar milhares de comunicados para quem sequer deu autorização para isso. Base de dados vendida sem critério te faz correr um risco desnecessário. É preferível ter uma lista de endereços eletrônicos de clientes reais que não vão levar sua taxa de abertura de cliques a menos de 1%.
Tenha uma estratégia de e-mail marketing definida
Dados da Direct Marketing Association americana (DMA) confirmam que a taxa de retorno sobre o investimento em e-mail marketing chega a 4000%! Isso significa que caprichar no conteúdo e a forma em que seus produtos ou serviços são apresentados podem significar o pote de ouro no final do arco-íris para quem busca aumentar as vendas. Ter uma estratégia de e-mail marketing definida vai além das ofertas encaminhadas. Deve ser vista como uma forma de construir uma relação com seu público-alvo, fugindo de ser mais uma empresa que apenas envia mensagens distantes sem vínculo com seus clientes. Enviar com frequência exagerada também não funciona, pois cria efeito contrário nos clientes, que passarão a evitar sua empresa.
Proponha uma troca
Para construir uma base de e-mails confiável (fundamental para o sucesso de sua ação) é preciso também investir no relacionamento com o cliente. O mailing de uma empresa é uma das coisas mais valiosas que ela pode ter. Por isso, proponha uma troca legítima: ofereça conteúdo de qualidade caso o cliente preencha o cadastro completo. Mas essa troca precisa ser vantajosa. A partir do momento em que o cliente autoriza o envio de e-mail e fornece seus dados pessoais, deve receber conteúdo interessante em forma de e-books, artigos, webinars ou outra forma de conhecimento compartilhado personalizado.
Capriche no conteúdo
Ter um título interessante é o atrativo para capturar a atenção do leitor e fazer com que ele abra o e-mail. Dê preferência pela exposição do benefício direto do produto ou serviço já no título. Confira se não há nenhum erro de Português e, se possível, mande de um remetente real. (desde que seja corporativo). Tenha um foco claro e destaque apenas um ou dois produtos. Muitas escolhas podem dividir a atenção do usuário e não surtir o efeito esperado. Todo conteúdo deve ter um link externo para a sua página, promovendo-a.
Não pense pelo leitor
Se você quiser converter a abertura do e-mail em venda, precisa dar o passo a passo para o leitor. Não pense que ele sabe tudo o que você espera que ele faça. Portanto, coloque sempre no rodapé do e-mail todas as etapas para a compra e, principalmente, quais as opções de pagamento que seu site oferece.
O e-mail marketing quando aliado à uma boa estratégia pode ser mais uma ferramenta de comunicação com seu cliente, desde que bem feita e com atenção aos detalhes que citamos aqui. Você ainda tem alguma dúvida quando às estratégias de e-mail marketing? Então deixe seu comentário e participe da conversa.