A internet muda constantemente e, para acompanhar o ritmo dela, a sua estratégia de Marketing Digital precisa evoluir junto. Perguntas como “O que é novo?”, “O que está em alta?”, e “O que vem depois?” são comuns na área do Marketing Digital.
O que podemos dizer é que os usuários buscam constantemente por experiências mais humanas e personalizadas. Pensando nisso, listamos aqui algumas tendências do Marketing Digital para 2017.
Seguindo essas dicas, você vai criar mais chances de se destacar e atrair novos leads para a sua empresa!
1. Mobile Marketing
O mobile já é tendência há alguns anos, mas é importante atualizar nossas estratégias para ele.
Esse ano, pela primeira vez, os celulares superaram os desktops no uso da internet, de acordo com o IBGE. O primeiro contato que uma pessoa vai ter com a sua empresa provavelmente vai ser via dispositivos móveis.
Por isso, você deve investir cada vez mais na usabilidade do seu site e em conteúdo voltado para esse tipo de dispositivo, isso porque sites que são mobile friendly tendem a conseguir um melhor ranqueamento no Google.
É preciso pensar no seu site, na página de compras (se você possui um e-commerce) e no e-mail marketing voltado para esses dispositivos. Tudo com simplicidade e direto ao ponto.
2. Botões de compras em redes sociais
Quem trabalha com e-commerce deve prestar muita atenção nessa tendência específica. Os botões de compra estão aparecendo em redes como Twitter e Pinterest.
A tendência é que eles apareçam cada vez mais em redes sociais, facilitando as vendas para os usuários. Apesar do receio que você pode ter por perder espaço do seu site, é importante continuar investindo nessas redes, já que o botão de compras promete ser um grande auxílio para as vendas.
Uma pesquisa do We Are Social mostra que, no país, aproximadamente 45% da população está ativa em redes sociais. Imagina conseguir explorar esse potencial com vendas diretamente nas redes? O botão te permite isso!
3. Transmissão de vídeos
Os usuários das redes sociais esperam cada vez mais por conteúdos que sejam ao vivo. Graças à rapidez da internet e aos dispositivos móveis, as transmissões ao vivo têm se tornado uma tendência no meio.
Alguns eventos importantes são transmitidos ao vivo nas redes sociais, como lançamentos, debates, eventos esportivos, etc. Planeje sempre o que faz sentido para a sua empresa, que tipo de conteúdo ao vivo os usuários demandam e, a partir disso, comece a investir nas transmissões, seja via Periscope, Facebook ou Youtube.
Inclusive, não tenha receio de perguntar aos seus seguidores por qual tipo de conteúdo ao vivo eles se interessariam. Afinal, essa ainda é uma ótima forma de descobrir as demandas do seu público.
4. Anúncios nativos
Esse tipo de anúncio é aquele feito especificamente como conteúdo dentro da rede em que ele está. Por exemplo, em vez de colocar um banner em um site, como Twitter e Facebook, você faz posts específicos para essas redes. O mesmo acontece com vídeos no Youtube.
Os anúncios convencionais costumam ser ignorados pelos usuários ou até mesmo rejeitados. Ao utilizar os anúncios nativos, eles se tornam mais efetivos. A ideia é fazer um conteúdo de fato e não uma publicidade deslocada.
Ao criar anúncios nativos, a chance de sucesso da sua propaganda aumenta e muito, pois você está proporcionando uma experiência personalizada para o usuário.
Comece a planejar agora a sua estratégia para 2017 com essas tendências do Marketing Digital em mente! Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas de como fazer um Marketing Digital de sucesso para o próximo ano!