O mercado B2B está mudando, por isso, é cada vez mais necessário que as empresas se atualizem e se adaptem para não ficar para trás.
Uma maneira de se atualizar é utilizando estratégias de marketing que, muito mais do que tendências, trazem resultados reais e escaláveis.
As estratégias de marketing, em regra geral, são voltadas para se conseguir mais clientes, ganhar visibilidade para a marca e manter um relacionamento com os clientes atuais.
Nesse post vamos apresentar 3 estratégias de marketing que você não pode deixar de usar, pois, elas podem alavancar sua indústria, continue lendo e confira quais são!
A importância do Marketing para a Indústria
O mercado B2B, conhecido como business to business, é aquele que empresas vendem para empresas.
Ele é um mercado em constante crescimento, estima-se para o ano de 2020 que serão gerados negócios globais na ordem de 6,7 trilhões de dólares apenas no B2B.
Apesar do mercado estar crescendo, a jornada de compra B2B está cada vez mais longa e complexa, segundo uma pesquisa realizada por Business2Community.
Ainda segundo uma outra pesquisa, realizada pela Accenture, a maior parte dos compradores B2B passaram por mais da metade da jornada de compra antes de ter qualquer encontro ou contato com um representante.
Essas pesquisas nos mostram a importância das empresas se adequarem às novas necessidades do mercado e estarem presentes durante toda a jornada de compra do cliente, por meio do marketing digital.
Estratégias de Marketing para alavancar sua Indústria
Algumas estratégias de marketing podem ser aplicadas para fazer com que sua empresa se torne mais atrativa no meio de um mercado tão competitivo.
Vale lembrar que elas devem ser vistas em um todo, ou seja, se aplicadas individualmente sem estratégia, provavelmente não trarão os resultados esperados.
Produção de Conteúdo
Você já parou para pensar o que as pessoas e, especialmente, os executivos da área de compras buscam na internet?
A resposta será sempre: conteúdo relevante.
As pesquisas nos buscadores são realizadas com objetivo de resolver um problema ou ter mais conhecimento acerca de um assunto.
O nome dessa estratégia é Marketing de Conteúdo e consiste na produção de artigos e outros materiais relevantes para o cliente.
Segundo o Hubspot, cerca de 81% das empresas já utilizam o blog como uma estratégia de marketing.
Além disso, 43% dos especialistas em marketing B2B afirmam que ter um blog é a forma mais importante de distribuir conteúdo.
Portanto, é fundamental que sua indústria esteja incluída nessa porcentagem, se tornando referência dentro da área de atuação.
Caso você queira saber mais sobre Marketing de Conteúdo para Indústrias, não deixe de ler nosso post!
Marcar presença nas Mídias Sociais
Sua indústria também precisa estar presente nas mídias sociais para ter mais visibilidade.
Segundo pesquisas da Sullivan, empresa de brand engagement, 24% dos compradores e tomadores de decisões do mercado B2B procuram informações sobre a empresa nas mídias sociais.
É importante ressaltar que não basta só criar uma conta, é necessário marcar presença.
Utilizando criatividade e estratégias de marketing bem elaboradas, as publicações da indústria nas mídias sociais promovem relacionamentos com profissionais da área.
Postagens e anúncios segmentados por interesse e área de atuação facilitam o contato com possíveis clientes.
Automação de Marketing
O e-mail marketing continua sendo um dos melhores canais de comunicação do marketing digital.
Vale lembrar que ele não deve ser feito de qualquer maneira, assim como as outras estratégias, mas, sim, através de um planejamento voltado a uma segmentação específica e adequada, bem como com assuntos e informações de real interesse do destinatário.
Conteúdos de qualidade e oferta de produtos ou serviços, na hora adequada, promovem sua marca e fortalecem parcerias.
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(Imagens: divulgação)