Quando pensamos em marketing, geralmente, lembramos a divulgação e as estratégias criadas para conquistar e trazer novos clientes. Mas você já parou para pensar na importância do Marketing de Relacionamento para o seu negócio?
Manter seus clientes sempre por perto e ter um relacionamento forte durante todo o processo pode criar algo duradouro e seguro, que garantirá mais segurança para sua empresa. Se você ainda não está totalmente convencido da importância que um bom relacionamento com seus clientes pode trazer para sua empresa, separei aqui alguns dos pontos mais relevantes para uma reflexão:
Confiança
A confiança do seu cliente deve ser alimentada a todo momento. Ele precisa se sentir importante para sua empresa e você deve acompanhar com atenção todos os passos, desde o primeiro contato até a entrega do produto ou serviço. Esta parceria pode garantir fidelidade e sucesso no futuro.
Identifique falhas e corrija
Todos estão propensos a cometer erros. Isso não é diferente na relação entre empresas e clientes. Mas não se preocupe. Pesquisas comprovam que os clientes estão dispostos a perdoar erros de empresas se elas admitirem o erro e realmente trabalharem duro para corrigi-los. E é importante ter em mente que quando um cliente reclama sobre um problema, você tem uma vantagem. Pior é quando ele simplesmente troca de fornecedor, portanto aproveite estes momentos para melhorar ainda mais sua empresa.
Mantenha o diálogo
Não se esqueça dos seus clientes! E atenção, somente o envio de um e-mail igual ao que é mandado para todos os outros não garante um relacionamento. É importante telefonar para ele, perceber seus hábitos de compra e antecipar os pedidos e outros tipos de contato. Uma boa forma de manter o relacionamento sempre fortalecido é criar estratégias que valorizem os clientes fiéis, com programas de relacionamento, descontos e promoções exclusivas.
Mantenha a reputação do seu negócio intacta
Você sabe que o boca a boca é uma das formas mais baratas de conseguir novos clientes? Então mantenha a relação com seu cliente de forma saudável. Um cliente insatisfeito espalha sua experiência negativa para muitos outros, dificultando seus negócios futuros. Já um cliente satisfeito, sempre que tiver a oportunidade, irá indicar sua empresa devido à este ótimo relacionamento.
Se dedique mais e gaste menos
Apesar de dar mais trabalho e demandar um cuidado muito maior, manter um relacionamento forte e duradouro com seus clientes pode fazer com que seu investimento em marketing seja muito menor. Isso porque, além de você garantir a fidelidade do seu cliente, ainda pode contar com a disseminação do seu atendimento para outros possíveis clientes. E acredite, ações que mantenham e fortaleçam o relacionamento entre empresa e cliente são muito mais baratas do que campanhas para atração de novos clientes e campanhas para resolver problemas com a imagem de sua empresa.
E esta máxima de cuidar bem dos seus clientes vale para qualquer tipo de negócio, dos maiores e voltados a grandes parceiros, aos pequenos e voltados para compras de impulso ou serviços. Além disso, fortalecer o relacionamento com clientes é a melhor forma de vencer possíveis crises financeiras e problemas que possam surgir. Lembre-se que seu cliente é seu bem mais precioso então comece a dedicar um bom tempo para ele agora mesmo. Estratégias automatizadas como o Inbound Marketing podem ajudar e muito a sua empresa a vencer este desafio.
Por isso, sugiro que você acompanhe as novidades do nosso blog e discuta sobre nossos assuntos. Aproveite o espaço nos comentários desse post e compartilhe sua opinião, ideias e sugestões.