Vivemos na era digital e isso não é mais novidade, muito embora muitas empresas ainda estão tendo que se acostumar com as novas tendências do marketing digital ou marketing online.
Estamos falando do marketing de conteúdo. Em algum momento você já deve ter ouvido falar dessa estratégia de marketing que foge um pouco dos padrões que conhecemos de fazer publicidade online.
Neste artigo, nós iremos falar um pouco mais o marketing de conteúdo e a importância dele como estratégia de marketing online para o sucesso de todo e qualquer negócio.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing online que consiste em produzir conteúdo relevante e interessante para deixar o cliente informado, para que ele aprenda algo novo ou até mesmo para que ele se divirta.
O marketing de conteúdo também é uma das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de sites. O SEO utiliza essa e outras técnicas para potencializar uma página e atrair visitantes.
Esse tipo de marketing digital está voltado para um público segmentado, dentro do perfil desejado da empresa. Diferente do marketing tradicional que faz um disparo mais abrangente.
A intenção é fidelizar o cliente. Fazer com que ele respeite a marca, confie nela e possa utilizar os seus produtos. Efetuar uma compra pode ser naquele momento, mas também pode ser daqui um tempo,
O objetivo não deixou de ser promover um produto, só que isso é feito de modo inovador e realmente eficaz, respeitando o que o cliente deseja, atendendo os seus anseios e através de um relacionamento de qualidade com a empresa.
Por que o marketing de conteúdo é importante?
No mundo da internet o marketing de conteúdo está sendo considerado a moeda do momento devido à sua eficiência. Possui um conceito inovador e também recente. Mesmo assim, já está sendo observado e utilizado por todas as empresas que sabem da importância de conquistar um cliente.
O marketing de conteúdo é importante porque ele oferece aquilo que o consumidor deseja, mas de forma indireta, sem oferta explícita do produto. Esse tipo de marketing, aliás, vai além de oferecer um bem ou serviço. O foco é a criação do relacionamento com o cliente.
Nem todas as pessoas que visitam a sua página irão comprar os seus produtos. Isso é fato. Mas isso não quer dizer que eles não possam fazer isso em outro momento, como na próxima visita que ele fizer ao seu site e mais uma vez perceber que você atingiu as expectativas dele.
Essa é a grande sacada do marketing de conteúdo.
Como fazer marketing de conteúdo?
Todas as estratégias de marketing de conteúdo devem ser bem pensadas pelo profissional responsável pelo marketing da sua empresa. Mas o que você precisa saber é que tudo o que for criado deve ser bem elaborado.
Por exemplo: se você possui um blog e precisa de textos para alimentá-lo, não basta escrever qualquer coisa e torcer para que alguém veja, goste e passe a seguir a sua página e adquirir o seu produto.
O que vai ser redigido deve ser de qualidade, com informações reais, originais e de fato interessantes para o seu público. Você precisa resolver o problema do seu cliente e para isso precisa saber como ele pensa, o que ele deseja ou precisa.
Isso vale também para as redes sociais, sites e qualquer outro meio que você use para se aproximar do seu cliente.
O que o marketing de conteúdo pode fazer pelo seu negócio?
- Mais visibilidade para o seu produto na internet
- Mais confiança na sua marca
- Mais tráfego orgânico na sua página
- Maior interação entre a sua empresa e o seu cliente
- Menos custo para atrair novos clientes
Agora que você já sabe como funciona e qual a importância do marketing de conteúdo, nós lhe daremos uma dica de como gerenciar melhor todos os resultados da sua empresa com essa estratégia de marketing: o sistema erp online. É um sistema de gestão que vai controlar todo o fluxo de caixa do seu negócio como orçamento, vendas, controle de estoque dentre outros.
É possível ainda integrar esse sistema ao seu setor de marketing fazendo uma interação eficiente de dados para aprimorar resultados.
(Imagens: divulgação)