Com tantos canais digitais, não há dúvidas de que estamos em uma nova era. A evolução da tecnologia está mudando muitas indústrias. Mais do que isso, mudou totalmente o comportamento de compra das pessoas. Cada vez mais, as empresas estão cientes de que o consumidor está no centro das estratégias de negócios.
A razão está no fato de que, hoje, os consumidores estão mais empoderados. São pessoas que navegam na internet, pesquisam informações, consultam a opinião e, principalmente, as avaliações de outros consumidores sobre o que desejam adquirir. O jogo mudou! As empresas deixaram de ter a influência nas vendas como há anos atrás. Nos novos tempos, os consumidores conhecem mais sobre as marcas, do que elas conhecem sobre si próprias.
Um novo modelo de vendas
O Social Selling foi criado para apoiar estratégias de engajamento, comunicação do valor de produtos e soluções para o mercado, bem como a geração de novas oportunidades de negócios. Tudo isso, através do uso de mídias sociais.
Os profissionais do mercado B2B são os que mais têm aproveitado as vantagens desse novo modelo de vendas, alinhado ao inbound marketing e o outbound marketing. Atualmente, estima-se que mais da metade dos compradores B2B usam as redes sociais para saber mais sobre um fornecedor, lendo inclusive diversos conteúdos antes de tomar uma decisão.
Entenda a plataforma de Índice de Vendas Sociais do LinkedIn
O LinkedIn, que é a maior rede e referência em conexões e vendas sociais B2B, lançou há alguns anos o Social Selling Index (SSI) para os seus usuários, com dados atualizados diariamente.
A eficiência da ferramenta está fundamentada em quatro frentes, portanto observe algumas dicas:
- Cálculo da eficácia em introduzir a marca profissional: é essencial ter o perfil atualizado;
- Identificação das pessoas certas: a dica é utilizar palavras-chave na identificação do perfil;
- Geração de interações através de insights: crie conteúdos relevantes;
- Fomentação de relacionamentos de confiança: curta e compartilhe postagens.
No ranking geral, os usuários do LinkedIn no Brasil têm pontuação entre 30 a 35 de 100. O ideal é que este índice seja acompanhado, considerando perfis de outros ranqueados dentro do mesmo setor. Um ótimo resultado é obter um índice acima de 60 de 100. Neste caso, certamente o usuário estará pronto para ser um Social Seller (ou um Vendedor nas Redes Sociais)!
Para um gestor de vendas, a ferramenta pode apoiar o trabalho com Indicadores de Performance (KPI’s), mensurando SSI’s de cada profissional da equipe e fornecendo dados sobre a evolução de suas competências comerciais, perspectivas e progressos.
Que tal conferir como está a pontuação do seu SSI? É simples, basta acessar www.linkedin.com/sales/ssi. Experimente! Ainda não atingiu a pontuação ideal? A dica é trabalhar as quatro frentes descritas acima do Social Selling Index. Vamos lá? Mão na massa e boa sorte!
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Fonte: LinkedIn
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(Imagens: divulgação)
Publicado em: 13/07/2018
Atualizado em: 23/04/2020