Se você é fã de redes sociais, sabe que vídeos estão cada vez mais populares quando o assunto é marketing de conteúdo. E mesmo com a liderança do YouTube nesta tendência, o Instagram não ficou para trás e apresenta agora uma nova função: o IGTV.
A novidade, mesmo que esteja a princípio atrelada ao próprio aplicativo, também pode ser utilizada à parte por quem não deseja baixar o Instagram. Até mesmo smartphones mais simples podem contar com a ótima usabilidade dessa alternativa.
Pensa em produzir conteúdo por ali? Então, dê uma olhada neste artigo e confira 5 fatos que você precisa saber antes de começar!
1. O IGTV permite apenas vídeos na vertical
Uma das principais diferenças entre o YouTube e o IGTV, é que a plataforma do Instagram permite apenas vídeos na vertical, assim como outro concorrente, o Snapchat. Portanto, é fundamental ter seu conteúdo bem estruturado para adaptá-lo a esse formato.
Essa definição levou em conta que, cada vez mais, os usuários se acostumam a segurar seus smartphones apenas em pé. Sendo assim, gravar vídeos, assim como tirar fotos, por exemplo, passa a ser uma opção muito mais confortável e funcional quando verticalizada.
2. Os vídeos devem ter até 10 minutos para contas padrão
Se a sua conta é padrão, mesmo que comercial, você terá de 15 segundos a 10 minutos para desenvolver seu vídeo. Então, é interessante preparar um roteiro para que o conteúdo se encaixe nesse tempo e não precise sofrer cortes repentinos para se ajustar.
3. Em contas verificadas, a duração do vídeo aumenta para 1 hora
As contas verificadas do Instagram, por sua vez, trazem um privilégio maior: no IGTV, seu conteúdo pode durar até 1 hora. Com isso, é válido até mesmo investir em uma edição mais profissional para que o vídeo realmente fique interessante e segure o seguidor do outro lado da tela.
4. Os vídeos precisam ser gravados previamente
Usuários assíduos do Instagram sabem que, na função Stories, aquela similar ao Snapchat em que um vídeo fica disponível apenas durante 24 horas, é possível gravar imagens a qualquer momento. Basta acessar o ícone no aplicativo e pronto, a câmera embutida está aberta e você pode iniciar o conteúdo.
Contudo, no IGTV essa situação é diferente. Não existe essa opção, você deve realmente produzir o vídeo previamente e depois subir sua gravação para o IGTV. Pode parecer um pouco inviável, mas na verdade essa é a oportunidade perfeita para você preparar algo de qualidade e com muito carinho.
5. É possível criar e enviar um thumbnail personificado via desktop
Quer personalizar seu canal no IGTV? Coloque a criatividade para funcionar e crie um thumbnail personificado para seus vídeos. Assim, sempre que alguém acessar sua área, poderá ter um gostinho do que você tem a mostrar. Esse thumbnail pode ser feito no computador e enviado via desktop, sem problema algum.
E então, gostou dessas dicas para produzir conteúdo e fazer um bom uso do IGTV? Se sim, não perca tempo e compartilhe agora mesmo este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas também aproveitem essas informações!
(Imagem: divulgação)