Na busca pelo sucesso contínuo de uma empresa, o Marketing de Relacionamento tem se tornado cada vez mais uma das estratégias mais utilizadas por gestores que sabem que essa técnica é capaz de deixá-los um passo a frente no mercado. Conhecer, categorizar, fidelizar e recompensar clientes são etapas de um ciclo que pode garantir compras frequentes, clientes satisfeitos e uma positiva propaganda boca a boca. E para te falar mais sobre como esse marketing é capaz de levar a sua empresa para o próximo nível, listamos no post de hoje 5 dicas para você ser mais assertivo em suas técnicas de Marketing de Relacionamentos. Acompanhe!
Elabore um programa de fidelidade
Como o próprio nome já explicita, o objetivo do programa é tornar o cliente fiel e fazer com que ele compre repetidas vezes. Seja oferecendo uma premiação para acúmulo de pontos ou recompensando por indicação de mais clientes, esses programas devem ser bem estruturados e com regras definidas para que o consumidor saiba o precisa fazer para ser recompensado.
É importante também priorizar a categoria dos clientes mais rentáveis para a empresa. Nesse grupo estão alocados os consumidores que compram mais vezes, que compram seus produtos mais valiosos e que mais interagem com sua empresa nas redes sociais. O critério de categorização deve ser definido por cada companhia. O importante é sempre estar atento às necessidades e desejos dessa parcela de clientes, pois certamente vale a pena investir um pouco mais de esforços para satisfazer esse grupo e criar um melhor relacionamento com seu cliente.
Personalize
Clientes gostam de se sentir especiais. Por isso, sempre que possível, ofereça algo customizado. Dessa forma, eles sentirão a preocupação da empresa com o tratamento diferenciado que receberam.
A personalização não necessariamente precisa ser cara. Pode ser a forma de se comunicar, a linguagem utilizada — como a inclusão de termos que seu cliente conhece —, o canal de comunicação com esse cliente, a inclusão de um cartão de agradecimento com o nome dele, uma postagem direcionada nas redes sociais. Tudo isso pode funcionar.
Mantenha um bom contato com seu cliente
Não adianta apenas encher seus clientes com newsletter, promoções, e-mail marketing, postagens, entre outras coisas. É necessário criar um canal de comunicação direto para que o consumidor possa esclarecer dúvidas ou fazer reclamações. A opinião do cliente serve como termômetro para as ações da empresa e é importantíssima para avaliar o que está sendo desenvolvido agora, bem como para conduzir eventuais ajustes.
É importante também que a empresa dê o primeiro passo nesse diálogo e incentive o cliente a falar o que achou da sua experiência de compra. Às vezes, a ação está correta, mas o processo possui falhas, e somente quem poderá apontar isso é seu cliente. Por isso, incentive-o a participar de pesquisas e ouça o que ele tem a dizer.
Não deixe seus clientes esperando
Quando você pergunta algo para alguém, o mínimo que você espera é ter uma resposta, não é mesmo? Seus clientes possuem exatamente o mesmo pensamento. O que eles também querem é que a resposta seja rápida e precisa.
Portanto, uma dica importante é estabelecer um prazo de resposta para o cliente, bem como acompanhar se o problema dele foi sanado. Dessa forma, ele perceberá que realmente foi ouvido e recebeu aquilo que esperava. Outra dica é encaminhá-lo para o setor correto desde o primeiro contato. Ninguém mais tem tempo — nem disposição — para ser repassado por diversos departamentos até ter seu problema resolvido. Situações assim transmitem uma sensação de desorganização e pouco caso cliente. Portanto, quanto menos tempo ele demorar a ser atendido, menos estressado ele ficará.
Faça a pergunta definitiva
Tornar os clientes satisfeitos é um dos principais objetivos de qualquer empresa, pois dessa forma, as chances de que ele volte a comprar de você aumentam significativamente. Em 2006, o consultor e pesquisador americano Frederick Reichheld lançou um livro que trazia o que ele chamava de “A Pergunta Definitiva”. Após aplicar um modelo de pesquisa de satisfação em cerca de 200 empresas, o autor concluiu que clientes verdadeiramente satisfeitos indicam os produtos e serviços de uma empresa para amigos e parentes.
Hoje, com a liberdade das redes sociais, é possível estender esse comportamento, ou seja, pessoas podem indicar sua empresa para pessoas que ela não conhece. Para saber se todas as suas ações deixaram seu cliente satisfeito, é preciso perguntar “você recomendaria nossa empresa a um amigo”? Se a resposta for “sim”, sua empresa está no caminho certo para conseguir mais clientes e ser bem sucedida.
Viu como simples práticas no relacionamento do cliente são capazes de diferenciar a sua marca no mercado? Caso ainda haja alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu comentário e venha participar da conversa. E para se inteirar de mais assuntos do seu interesse, continue navegando em nosso blog!